Olimpíadas 2016

VLT olímpico enguiça por queda de energia no 1º dia útil de operação

Estefan Radovicz/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Passageiros tiveram que descer e andar pela grama por conta da falha no serviço do VLT imagem: Estefan Radovicz/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Bernardo Gentile e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Uma falha no sistema de energia parou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Rio de Janeiro em seu segundo dia de operação. O trem urbano, inaugurado com festa no último domingo (5), enguiçou na tarde desta segunda-feira (6) a caminho do aeroporto Santos Dumont, no centro da capital fluminense.

O problema ocorreu pouco antes das 15h, entre as estações Antônio Carlos e Santos Dumont - penúltima e última, respectivamente. Sem energia, o trem enguiçou, obrigando os passageiros a descerem e continuarem o trajeto a pé no primeiro dia útil de funcionamento. O serviço foi retomado após 20 minutos.

Funcionários responsáveis pela manutenção do VLT examinavam o local momentos depois e ainda evitavam comentar o assunto. Informalmente, no entanto, eles ressaltavam que o problema era de energia na via, não especificamente com o veículo.

Pedro Ivo Almeida/UOL
VLT enguiçou em área próxima ao Aeroporto Santos Dumont. Funcionários avaliam o trilho imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Projetado para melhorar a mobilidade urbana no centro do Rio de Janeiro, o VLT foi inaugurado no último final de semana e ainda funciona em regime especial - de 12h as 15h e sem cobrança. A obra custou cerca de R$ 1,2 bilhão e foi executada por um grupo de empresas do qual faz parte a Odebrecht.

Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a Prefeitura do Rio confirmou o problema e deu mais detalhes do caso em nota enviada ao UOL.

Confira o pronunciamento oficial na íntegra:
"A Prefeitura do Rio informa que o VLT 101, que seguia em direção ao aeroporto Santos Dumont por volta de 15h, interrompeu o serviço por uma queda de energia após deixar a parada Antônio Carlos. Não houve descarrilamento. O desembarque em via foi realizado de forma segura com o auxílio de agentes da concessionária qualificados para este tipo de atividade. A operação dos demais trens não foi afetada, e o serviço do VLT 101 foi restabelecido em cerca de 20 minutos, sem novas interrupções. Cabe esclarecer que nesta etapa novos eventos podem ocorrer, pois a fase é de adaptação."

Topo