Olimpíadas 2016

Curry oficializa ausência na Rio-2016 para se recuperar de lesões

Daniel Ochoa de Olza/AP
Stephen Curry e Klay Thompson com medalhas de ouro do Mundial de Basquete de 2014 imagem: Daniel Ochoa de Olza/AP

Do UOL, em São Paulo

Stephen Curry, maior astro da NBA da atualidade, não virá para o Rio de Janeiro para disputar o basquete nos Jogos Olímpicos. O próprio jogador confirmou o fato em comunicado divulgado no Twitter do Golden State Warriors nesta segunda-feira (6).

“Após muita reflexão e várias discussões com minha família, os Warriors e meus representantes, decidi tirar meu nome da lista de jogadores elegíveis no elenco preliminar da seleção dos EUA para os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil”, definiu o armador, MVP das duas últimas temporadas da NBA.

“Minhas experiências prévias com a seleção foram incrivelmente gratificantes, educadoras e prazerosas, o que tornou essa decisão extremamente difícil para mim e minha família. No entanto, devido a vários fatores – inclusive as lesões recentes de tornozelo e joelho – creio que é a melhor para mim nessa etapa da minha carreira. É uma honra incrível representar seu país e vestir ‘USA’ no peto, mas meu objetivo primário no basquete nesse verão tem que ser a concentração no meu corpo e ficar pronto para a temporada 2016/17 da NBA”, justificou.

A informação tinha sido dada inicialmente pelo site "San Jose Mercury News", que acompanha o dia a dia dos Warriors. O motivo principal para sua ausência é a recuperação física nas férias, pois Curry sofreu uma lesões no tornozelo e joelho na primeira rodada dos playoffs e perdeu um total de oito partidas na fase decisiva da temporada da liga.

Apesar do joelho motivar sua ausência, o zika vírus também é motivo de preocupação de Curry, mas não é sua justificativa para ficar nos Estados Unidos. Por outro lado, o ala Andre Iguodala, ouro com os EUA em Londres-2012, considera seriamente não vir ao Brasil por causa da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Quem virá caso chamado, mesmo com a ameaça do vírus, é o ala-pivô Draymond Green. Um dos destaques do Golden State Warriors, Green não tem presença garantida nos 12 jogadores que serão convocados pelo técnico Mike Krzyzewski e aproveitará a oportunidade caso seja chamado para a seleção americana.

Além de Curry, os Estados Unidos têm outros três desfalques garantidos para a Olimpíada, todos por motivos físicos: o ala-pivô Anthony Davis, do New Orleans Pelicans, o armador Chris Paul e o ala-pivô Blake Griffin, ambos do Los Angeles Clippers.

Topo