Olimpíadas 2016

Por que só um judoca brasileiro soube pessoalmente que não iria à Rio-2016

Harry How/Getty Images
Luciano Correa deve encerrar trajetória na seleção brasileira imagem: Harry How/Getty Images

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) teve de montar um esquema para não deixar vazar a lista de convocados para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Alguns dos atletas preteridos foram avisados por telefone na última quarta-feira (01), enquanto os outros nomes eram divulgados. Apenas um lutador teve tratamento especial e mereceu uma conversa ao vivo: Luciano Corrêa, 33, campeão mundial em 2007, ficou fora da competição que seria a última dele pela equipe nacional.

“Por tudo que o Luciano é, por tudo que conquistou e pela relação que tem com a comissão técnica, essa foi uma decisão bastante difícil do ponto de vista do coração. Mas a gente tem de separar o afetivo, e existe uma ligação muito profunda, do técnico”, disse Ney Wilson, gestor-técnico de alto rendimento da CBJ.

Corrêa já havia decidido que se aposentaria da seleção depois da Rio-2016. No entanto, acabou alijado até da competição. O Brasil pode inscrever um lutador por peso nos Jogos, e o representante nacional no meio-pesado (até 100kg) será o paulista Rafael Buzacarini, 24 – o critério para definição entre os dois foi o ranking mundial da modalidade.

“O Luciano foi o único com quem conversamos pessoalmente”, contou Wilson. “Nós estávamos retornando do Master [competição disputada em maio, no México], na conexão no Panamá, e eu o chamei. Foi muito difícil porque envolve emoção. Na conversa, coloquei claramente a amizade que eu tenho com ele, a relação que ele tem com toda a comissão técnica. Mas a análise tem de ser fria, e o que vale é a conquista da medalha”, completou.

Buzacarini é atualmente o 24º colocado no ranking mundial dos meio-pesados. Corrêa, campeão pan-americano em 2015, ocupa a 27ª posição na lista.

“Claro que ele [Luciano] contra argumentou com toda a história dele, com 2007, com o título mundial conquistado no Rio de Janeiro. Isso o diferencia dos outros, mas faz nove anos. A gente está olhando hoje, e eu, como gestor, tenho de pensar no futuro. Entre ele e o Buzacarini são praticamente dez anos de diferença. Se o Luciano tivesse equiparado os resultados, pesaria a experiência”, disse Wilson.

Com a exclusão de Luciano Corrêa, o Brasil terá apenas três remanescentes da seleção masculina de Londres-2012: Felipe Kitadai (até 60kg), Tiago Camilo (até 90kg) e Rafael Silva (acima de 100kg). É uma situação radicalmente diferente do time feminino, que repetirá na Rio-2016 a escalação de quatro anos atrás.

Luciano não quis dar entrevistas e só se manifestou por meio de seu perfil no Instagram e lamentou a possibilidade de não conseguir buscar a tão desejada medalha olímpica.

"Essa seria minha última participação em busca de meu maior sonho: ser medalhista olímpico. Desde a derrota amarga em Londres, penso nesse momento. Mas, o momento não veio. Estive na frente do ranqueamento mundial por todo ciclo olímpico. Mantive-me na elite do Judô mundial a custo de muito esforço, o que não reclamo, pois foi o que escolhi e sei o preço que tenho que pagar. Sempre respeitei meus adversários dentro e fora do tatame. Por isso, aproveito para parabenizar meu companheiro de categoria Rafael Buzacarini pela convocação, lhe desejo sucesso e, como todo brasileiro e amante do judô, torcerei por ele e toda seleção olímpica", escreveu.

"Não farei desse momento minha última lembrança do Judô, buscarei algo mais, serei o Luciano de sempre, aquele que vai até o fim, não aprendi a ser de outro jeito e agradeço por isso", seguiu.

Outros judocas preteridos foram avisados por telefone

Na reta final, a escolha da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016 tinha três grandes brigas. Além da disputa entre Buzacarini e Luciano no meio-pesado, a CBJ teve fazer escolhas no ligeiro (Felipe Kitadai venceu a concorrência com Erik Takabatake) e no pesado (Rafael “Baby” Silva superou David Moura).

Takabatake e Moura foram avisados por telefone e souberam da decisão apenas na quinta-feira (01). “Por uma estratégia da confederação, havia um receio de que a informação fosse antecipada. Além disso, conversar com o atleta que emocionalmente está para baixo pode acabar com a possibilidade de um clima favorável na convocação. Então, quando estava para entrar a categoria deles, os técnicos ligaram e avisaram”, relatou Wilson.

O caso mais polêmico é o de Takabatake. Ele ficou à frente de Kitadai no ranking mundial, mas foi preterido. Segundo a CBJ, como a diferença entre os dois era pequena (20 pontos), pesaram fatores como experiência, confrontos com rivais de primeira linha e número de competições internacionais nos últimos anos – Kitadai construiu a pontuação em 15 torneios, e Takabatake precisou de 18.

 

A primeira vez que ouvi falar de você foi quando vi na TV que um judoca de Brasília tinha sido campeão mundial, achei legal mas não me aprofundei muito, afinal, nunca fui de assistir esporte. Um ano depois, nos jogos de Pequim, perguntei pelo menino do judô que tinha ganho o mundial e falaram que você tinha perdido na primeira. Leiga que eu era, pensei: "porra, ganha o mundial um ano antes e perde agora? Brasileiro é foda." Pois é, eu, atleta, te julguei. Passam 2 anos e a gente se reencontra, até ai a gente já se conhecia, mas aquele encontro em Abril de 2010 foi diferente, a gente sabe. E desde ali eu percebi que precisava rever minha relação com o esporte porque o teu amor pelo judô era simplesmente contagiante. Eu não sou um 1/3 da atleta que você é, eu não conquistei metade do que você conquistou, eu nunca me entreguei a carreira como você se entrega. Eu não sou merecedora como você. Hoje é o dia mais triste da minha jornada contigo. Porque eu sei que a vaga era sua, eu sei que você é o melhor meio pesado do Brasil, eu sei, você sabe, quem não te convocou também sabe. Mas ainda assim você não vai estar lá, eu sei o quanto você sonhava com isso e Deus é testemunha porque se eu pudesse, de alguma forma abrir mão da minha participação pra que você pudesse estar, eu abriria. Porque não é justo com tua entrega, com tua história, com o ser humano que você é. Meu coração está em pedaços, mas o que me resta agora é catar os pedaços, arregaçar as mangas e fazer por nós dois. Por seu Raimundo, por Dona Antônia, por Mainha, por tua equipe do minas, pelos meninos do projeto, por viviane, por Jeane, pelos nossos sobrinhos. Vai ser por amor, pelo amor e pela entrega que você me ensinou. Eu te amo. Nada disso acaba por aqui, eu ainda vou ver você arrastando no tatame, conquistando o que é teu de direito. Eles só adiaram teu sonho, ele ainda vai vir pras tuas mãos.

Uma foto publicada por Joanna Maranhão (@jujuca1987) em

Confira todos os atletas convocados:

Masculino
Ligeiro (até 60 kg) - Felipe Kitadai
Meio-leve (até 66 kg) - Charles Chibana
Leve (até 73 kg) - Alex Pombo
Meio-médio (até 81 kg) - Victor Penalber
Médio (até 90 kg) - Tiago Camilo
Meio pesado (até 100 kg) - Rafael Buzacarini
Pesado (acima de 100 kg) - Rafael Silva

Feminino
Ligeiro (até 48 kg) - Sarah Menezes
Meio-leve (até 52 kg ) - Erika Miranda
Leve (até 57 kg ) - Rafaela Silva
Meio-médio (até 63 kg) - Mariana Silva
Médio (até 70 kg) - Maria Portela
Meio-pesado (até 78 kg) - Mayra Aguiar
Pesado (acima de 78 kg) - Maria Suelen Altheman

Topo