Olimpíadas 2016

Atualizada em 01.06.2016 18h26

Húngara que teve naturalização suspensa perde vaga na seleção de esgrima

Divulgação
Emese Takacs, atleta da esgrima imagem: Divulgação

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A húngara Emese Takacs, que teve a sua naturalização suspensa pela Justiça, foi desconvocada da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada pela Confederação Brasileira de Esgrima nesta quarta-feira e uma nota oficial já foi divulgada pela entidade.

Com a desconvocação de Emese quem herda vaga na equipe de esgrima para a Olimpíada é Amanda Simeão, que era a primeira reserva do time. O posto de substituta passa a ser de Catherine Miller. As outras integrantes do time são Nathalie Moellhausen e Rayssa Costa.

Amanda é treinada por Giocondo Cabral, que foi quem entrou com uma ação na 5ª Vara Federal de Curitiba com o pedido de suspensão da naturalização de Emese alegando que poderia haver fraudes no processo. O pedido foi acatado no mês passado pela juíza Anne Karina Stipp.

A Advocacia Geral da União, que representa o Ministério da Justiça - responsável por dar a naturalização a estrangeiros - em casos jurídicos já entrou com recurso para cassar a liminar. Entretanto, ainda não houve julgamento em segunda instância.

"Isso (desconvocação) faz parte de todo o processo que está correndo. Por ser normal, encaro de maneira natural. Mas ainda tem muita coisa a acontecer. Vamos torcer agora para que seja julgado logo este recurso", afirmou ao UOL Esporte Evandro Oliveira, técnico de Emese.

"Estava demorando um pouco, mas já era algo previsto. Eu,meu técnico e meu advogado havíamos falado com a Confederação e nos informaram que estavam apenas esperando receber a notificação da Justiça para fazerem uma nova convocação. Claro que o processo não acabou ainda, mas fico muito feliz", afirmou Amanda à reportagem.

Confira o comunicado da Confederação na íntegra:

Em consequência ao contido no Ofício Judicial de nº 700001962224, expedido pela 5ª Vara Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, dando ciência da decisão que suspende em caráter liminar a concessão de naturalização da atleta da equipe brasileira de espada feminina, Emese Takács, contida na Portaria do Ministério da Justiça de nº 57, de 14/04/2015(DOU de 16/04/2015), a CBE retifica a convocação das esgrimistas da equipe brasileira de espada feminina para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a saber:

ATLETAS CONVOCADAS:

EQUIPE BRASILEIRA DE ESPADA FEMININA

1) Nathalie Moellhausen – Esporte Clube Pinheiros

2) Rayssa Costa – Esporte Clube Pinheiros

3) Amanda Simeão – Sociedade Thalia

4) Catherine Miller – Clube Militar (reserva) 

Topo