Olimpíadas 2016

#SemanaOlímpica35 Brasil fecha delegação da esgrima com 2 naturalizadas

Divulgação
Nathalie Moellhausen, atleta brasileira da esgrima imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

Confira o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre os dias 2 e 8 de maio.

1 - Brasil terá delegação recorde na esgrima

Aproveitando-se o fato de ser país-sede da Olimpíada, o Brasil terá uma delegação recorde nos Jogos Olímpicos do Rio. Serão 13 representantes, contra apenas três que foram a Londres-2012. E na delegação, estarão duas atletas naturalizadas: a italiana Nathalie Moullhausen, que compete na espada feminina, e a húngara Emese Takacs, que compõe a equipe da espada feminina.

Nascido em Fortaleza, mas adotado por franceses quando criança, Ghislain Perrier também estará na Olimpíada. Ele competirá no florete masculino por equipes.

Os outros classificados do país são: Renzo Agresta (sabre masculino), Guilherme Toldo e Henrique Marques (florete masculino por equipes), Taís Rochel e Bia Bulcão (florete feminino), Nicolas Ferreira, Athos Schwantes e Guilherme Melaragno (espada masculina por equipes), Marta Baeza (sabre feminino) e Rayssa Costa (espada feminina por equipes).

A definição do time brasileiro aconteceu em competição realizada em Curitiba no fim de semana.

2 - Brasileiro coloca país em prova olímpica após 20 anos

Altobeli Santos conquistou no domingo o índice para a disputa dos 3.000 m com obstáculo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Há 20 anos, o país não colocava alguém nesta prova. O último foi Clodoaldo do Carmo, em Atlanta-1996. Altobeli completou sua prova no Campeonato Paulista de Atletismo, com o tempo de 8m28s56. A marca é a 16ª melhor do ano, com 11 quenianos a sua frente. Como cada país só pode inscrever três atletas por prova na Olimpíada, o brasileiro torna-se candidato à final olímpica.

No Japão, Mahau Sugumiati obteve o índice para a disputa dos 400m com barreira. Ele fez 49s26, quando a marca mínima exigida é de 49s40.

3 - Maior velocista do país vive incerteza após doping

Flagrada em exame antidoping em fevereiro com o esteroide Oxandrolona, Ana Cláudia Lemos - recordista brasileira dos 100m e sul-americana dos 200m rasos - recebeu cinco meses de gancho em julgamento realizado pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em primeira instância, havia sido apenas advertida. Com a nova pena, estará liberada para competir em 3 de agosto, um mês antes do início dos Jogos do Rio. Entretanto, o caso ainda pode ter novo desfecho com o recurso que deverá haver no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

4 - Brasileira se destaca em Mundial de Marcha Atlética

Erica de Sena, atleta com índice para a disputa dos 20 km da marcha atlética nos Jogos Olímpicos do Rio teve um resultado de destaque no Mundial da modalidade no último fim de semana. Em Roma, ela acabou com a quarta colocação, com o tempo de 1min27s18, novo recorde sul-americano. Vencedora, a chinesa  Hong Liu fez 1min25s59.

Entre os homens, Caio Bonfim acabou na oitava colocação com o tempo de 1min20s20, melhor marca de sua carreira. O vencedor foi o chinês Zhen Wang, com 1min19s22. 

5 - Briga entre pesados do judô cada vez mais acirrada

Rafael Silva, o Baby, e David Moura estão travando uma disputa para lá de acirrada em busca da vaga olímpica na categoria acima de 100 quilos. No fim de semana, David ficou com o bronze no Grand Slam de Baku e viu o rival terminar apenas em sétimo lugar. Com isso, diminuiu para apenas 102 pontos a diferença no ranking olímpico. Faltam apenas dois torneios para o término da classificação: o Grand Prix de Almaty (CAZ), no próximo fim de semana, e o Masters de Guadalajara (MEX), no fim deste mês.

6 - Brasil terá cinco representantes na luta olímpica

Entre sexta e domingo, aconteceu em Istambul (TUR) o último Pré-Olímpico de luta olímpica e mais nenhum brasileiro conseguiu assegurar a vaga. Com isso, o país terá cinco representantes na Rio-2016. Joice Silva, Laís Nunes, Gilda de Oliveira e Aline Silva competirão na luta livre feminina. Na greco-romana masculina, Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan disputam a vaga restante. Caso Eduardo consiga sua naturalização, eles lutarão uma seletiva interna.

7 - Tenistas tops confirmam ausência da Vila Olímpica

Líder do ranking mundial, Novak Djokovic confirmou que não ficará na Vila Olímpica durante a disputa dos Jogos Olímpicos. Ele disse que vai aproveitar o local antes do início das disputas. Outro que abriu mão da hospedagem no local foi Andy Murray, terceiro do mundo. O britânico dividirá um apartamento com outros integrantes da equipe de tênis de seu país.

8 - Michael Phelps já é papai

Em reta final de preparação para a Olimpíada, Michael Phelps se tornou pai. O nadador usou seu perfil no Instagram para anunciar o nascimento de  Boomer Robert Phelps, seu primeiro filho. Ele é fruto do casamento com Nicole Johnson.

10 - DeuNoUOL - Paes já conversa com Temer sobre Olimpíada

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o prefeito do Rio de Janeiro criticou a presidente Dilma Rousseff e afirmou que já conversa sobre Olimpíada com Michel temer, que assumirá a presidência nesta semana caso o senado aprove o impeachment, em votação prevista para quarta-feira.

"Falei com ele no dia 30 de abril, ele me ligou. E me disse que eu garantisse ao presidente do Comitê Olímpico Internacional que caso ele assumisse a presidência da República ele manteria os seus compromissos com os Jogos Olímpicos, que faria aquilo tudo que foi assumido pelo governo federal. E tenho certeza de que assim será se acontecer de fato o afastamento da presidente Dilma", revelou Paes.

Topo