Vídeos

Meldonium em sangue de Sharapova é maior que nível permitido, diz ministro

AFP / ROBYN BECK ORG

Do UOL, em São Paulo

As chances de Maria Sharapova se livrar de uma punição por doping diminuíram nesta quarta-feira (27). O ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, anunciou em entrevista ao canal “Match TV” que a amostra de sangue da tenista apresentou um nível acima do tolerado para atletas pegos até o dia 1º de março.

“O caso de Sharapova é mais complicado. A concentração (de meldonium) em seu corpo é maior que o normal. Sharapova usou a fórmula por vários anos com prescrição de seu médico. Não vou dizer se ela deve se livrar de punição ou não. Apenas queremos que ela recupere sua posição no esporte”, afirmou Vitaly Mutko.

Os competidores pegos até o dia 1º de março poderão ser anistiados caso haja entre 1 e 15 microgramas de Meldonium por mililitro de urina no material analisado. Para os flagrados depois desta data, a quantidade máxima seria de 1 micrograma por mililitro. O Meldonium passou a ser proibido pela Wada a partir de 1º de janeiro.

No início de março, Sharapova anunciou que havia sido flagrada no exame antidoping, por causa do uso de Meldonium, substância proibida pela WADA (Agência Mundial Antidoping) a partir de 1º de janeiro de 2016.

Desde o começo do ano, pelo menos 150 atletas já foram pegos com a substância em exame antidoping, entre eles nomes de grande expressão como a nadadora Yuliya Yefimova, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Esta nova regra permitiria que muitos destes competidores estejam presentes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

De acordo com comunicado da Wada, esta decisão foi tomada pois até o momento não há informações precisas o suficiente sobre o tempo que a droga leva para ser expulsa do organismo e que diversos estudos estão sendo feitos por laboratórios especializados ao redor do planeta.

Topo