Vídeos

Wada relaxa regras de Meldonium e atletas podem ser perdoados por doping

AFP / ROBYN BECK ORG
Sharapova foi a primeira a anunciar o doping imagem: AFP / ROBYN BECK ORG

Do UOL, em São Paulo

A Wada (Agência Mundial Antidoping) informou às federações nacionais uma mudança na regra do exame relacionado ao Meldonium. De acordo com a agência, atletas que foram flagrados no exame poderão escapar de punição dependendo da quantidade da substância encontrada nas amostras coletadas. 

Os competidores pegos até o dia 1º de março poderão ser anistiados caso haja entre 1 e 15 microgramas de Meldonium por mililitro de urina no material analisado. Para os flagrados depois desta data, a quantidade máxima seria de 1 micrograma por mililitro. O Meldonium passou a ser proibido pela Wada a partir de 1º de janeiro.

Desde o começo do ano, pelo menos 150 atletas já foram pegos com a substância em exame antidoping, entre eles nomes de grande expressão como o da tenista Maria Sharapova e da nadadora Yuliya Yefimova, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Esta nova regra permitiria que muitos destes competidores estejam presentes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

De acordo com comunicado da Wada, esta decisão foi tomada pois até o momento não há informações precisas o suficiente sobre o tempo que a droga leva para ser expulsa do organismo e que diversos estudos estão sendo feitos por laboratórios especializados ao redor do planeta.

Segundo a agência, a real eliminação do Meldonium do organismo "varia significativamente entre indivíduos, dependendo da dosagem e da duração do uso da droga.

"Por esta razão, um painel de audiência pode justificadamente determinar que um atleta que fez uso do Meldonium antes de 1º de janeiro de 2016 poderia não saber ou suspeitar que a substância estaria presente em seu organismo após 1º de janeiro", diz trecho do comunicado.

"Nestas circunstâncias, a Wada considera que pode não haver falha ou negligência por parte do atleta", segue a nota oficial.

O Ministério do Esporte da Rússia considerou a decisão da Wada como “imparcial” e “objetiva” e comemorou a possibilidade de contar com atletas suspensos. Apesar disso, a pasta ponderou que será a federação internacional de cada modalidade que vai liberar os atletas da suspensão.

O presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Trapischev, mostrou-se animado com a resolução da Wada e a possibilidade de Sharapova ser absolvida. 

"Há uma satisfação parcial com o que está acontecendo. É necessário agradecer à Wada que está sendo muito atenciosa com a questão e adotou uma medida sensata. Mas sabemos que ainda temos muito trabalho a fazer", afirmou ao jornal Sport Express.

Ele disse ainda que espera uma solução para o caso da tenista dentro de um mês.

 

Topo