Vídeos

Sensação do Benfica conta que precisou da ajuda da mãe para ser goleiro

Xinhua/Pedro Mer
Ederson a serviço do Benfica: titular do líder do Campeonato Português imagem: Xinhua/Pedro Mer

Dassler Marques

Do UOL, em Cariacica (ES)

Uma lesão muscular de Júlio César abriu caminho para que um dos goleiros brasileiros mais promissores pudesse, nas últimas semanas, adquirir o status de realidade no Benfica. De quebra, Ederson resolveu um problema e tanto para Dunga e a seleção brasileira que jogará a próxima Olimpíada.  

Encontrar goleiros jovens em atividade com até 23 anos, nos profissionais, é uma raridade. Ederson, com atuações de destaque no mata-mata da a Liga dos Campeões, contra o Zenit-RUS, e pelo Campeonato Português, diante do rival Sporting, abriu essa oportunidade. Assim, o garoto ficou ainda mais perto da vaga no Rio de Janeiro e de justificar um pedido que fez à mãe. 

"Eu comecei a jogar como zagueiro e lateral, mas vi que não tinha qualidade. Estava na escolinha de futebol e pedi para minha mãe falar para o treinador me botar no gol", explicou nesta quarta-feira, em Cariacica, véspera do amistoso entre Brasil sub-23 x Nigéria sub-23, em que ele será titular. A facilidade de jogar com os pés, exatamente por ter atuado na linha, se transformou em uma virtude no futebol moderno. 

Desde aquele pedido à mãe, as coisas deslancharam para o garoto nascido em Osasco e que jogou por cinco anos nas divisões de base do São Paulo. Perto de completar 16 anos, trocou o sonho de suceder Rogério Ceni para viver na Europa. Foi levado a Portugal por emissários do empresário mais poderoso do mundo, Jorge Mendes. 

"Fui conhecer o Benfica, a estrutura e fiquei deslumbrado. Após uma semana de experiência, assinei meu contrato de formação", conta Ederson, que conseguiria destaque como profissional do Rio Ave-POR e, recentemente, foi recomprado pelo mesmo Benfica. Lá, teve a ajuda do goleiro titular do Brasil nas últimas duas Copas do Mundo. 

"Eu aprendo muito com o Júlio César. Não só falando, mas observando ele treinar. É um excelente profissional e eu só conhecia esse profissionalismo, mas não a pessoa que acabei conhecendo muito bem, de um caráter incrível e que ajuda no dia a dia", disse. 

O Brasil titular para pegar a Nigéria na quinta-feira é: Ederson; Fabinho, Wallace, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Rodrigo Dourado e Thiago Maia; Gabriel Jesus, Felipe Anderson e Alisson; Gabigol. 

Topo