Vídeos

Por que Gabigol virou exemplo para demais e está quase dentro da Olimpíada

Rafael Ribeiro/CBF

Dassler Marques

Do UOL, em Vitória (ES)

Um plano de carreira para 2016 que leva em conta o desejo de disputar os Jogos Olímpicos.

Por pensar dessa maneira, em conjunto com o Santos, seus empresários e familiares, Gabigol não só ganhou pontos com Dunga, Rogério Micale e a CBF, mas também se tornou um dos nomes com a vaga encaminhada para a Olimpíada. Serão 18 jogadores convocados - três podem ter mais de 23 anos -, e o atacante tem tudo para estar no grupo. 

Na virada do ano, Gabriel teve sondagens de clubes da Itália e uma proposta oficial do Fenerbahce-TUR, mas apostou em uma valorização a partir dos Jogos Olímpicos, além da permanência por pelo menos mais seis meses na Vila Belmiro. 

Com a proximidade da Olimpíada, estar em atividade é considerado requisito fundamental pela comissão técnica do Brasil. Também pelo baixo número de partidas nos últimos meses, jogadores como o atacante atleticano Carlos, os goleiros Uílson, também do Atlético-MG, e Jean, do Bahia, entre outros, ficaram de fora dos amistosos dessa semana. Uma das principais ausências foi Lucas Silva, destaque no bicampeonato brasileiro pelo Cruzeiro se transferiu em 2015 para o Real Madrid e foi emprestado para o Olympique-FRA, onde tem poucas oportunidades.

Esse não é o caso de Gabriel, presente em três convocações seguidas e que enfrenta a Nigéria, quinta-feira em Vitória, e a África do Sul, domingo em Maceió. O atacante do Santos jogou as últimas quatro partidas sob o comando de Rogério Micale e anotou cinco gols. Como ponta direita, e em atividade no Santos, conquistou um espaço importante no grupo. 

Há ainda a avaliação interna de que Gabriel amadureceu nos últimos meses sob o comando de Dorival Júnior, seja dentro como fora de campo.  Um dos pontos que explica também esse processo é a ausência no Mundial sub-20 de 2015, torneio em que o atacante esperava participar e não foi chamado por Alexandre Gallo, então treinador. 

Para o Santos, a semana na seleção também oferece uma possibilidade interessante. Depois de um início de temporada com três gols nas quatro primeiras partidas, ele caiu de produção em jogos mais recentes. No domingo, em empate contra o Rio Claro, foi substituído aos 15min do segundo tempo. 

Topo