Vídeos

#SemanaOlímpica27 Dopings e 'nova' droga podem desfalcar Rio-16

Ian Walton/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Confira o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre os dias 7 e 13 de março.

1 - Principal velocista do Brasil é pega em antidoping

Ana Claudia Lemos, recordista brasileira dos 100m e 200m rasos, foi flagrada em exame antidoping fora de competição com o anabolizante oxandrolona e corre o risco de ficar fora da Olimpíada do Rio, para o qual já tinha vaga. Ela solicitou a abertura da amostra B e ainda não há uma data certa para o julgamento. Caso seja realmente culpada e punida, o Brasil também perde força no revezamento 4x100m, no qual a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) tem expectativa de bons resultados.

2- Sharapova também deve perder Olimpíada por doping

A tenista russa foi flagrada em exame antidoping no Aberto da Austrália com a substância Meldonium e admitiu negligência. Ela está suspensa preventivamente e aguarda julgamento. Caso seja punida, dificilmente pegará um gancho inferior a um ano, o que a deixaria fora da Olimpíada do Rio de Janeiro. Na última edição, ela ficou com a medalha de prata ao perder a final para Serena Williams.

3 - Meldonium vira a bola da vez e deixa mais atletas sob ameaça

A substância que passou a ser proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) em 1º de janeiro, já foi detectada no exame antidoping de diversos atletas. Segundo a Wada, pelo menos 99 esportistas já foram flagrados com Meldonium. A pouco mais de cinco meses da Olimpíada, a droga pode causar ainda mais desfalques no Rio.

 4- Basquete masculino terá vida dura na Olimpíada

A seleção brasileira masculina de basquete caiu em um grupo muito complicado nos Jogos Olímpicos em sorteio realizado na Suíça. O time nacional está em uma chave com a Espanha e Lituânia, campeã e vice europeia, respectivamente, a rival Argentina e ainda poderá ter mais um europeu na chave dependendo dos resultados do Pré-Olímpico Mundial, em julho. A Nigéria, campeã africana, é a adversário mais fraco da chave.

5 - Rafael Silva vence e esquenta briga olímpica

Divulgação
imagem: Divulgação

Rafael Silva, o Baby, segue com sua recuperação após perder boa parte da última temporada por causa de uma lesão no peitoral. No fim de semana, o judoca da categoria pesado (acima de 100 quilos) conquistou a medalha de ouro do Aberto de Buenos Aires (ARG). Na semana passada, também havia ficado com o título do Aberto de Lima. A pouco mais de dois meses para o fechamento do ranking olímpico, ele se aproxima de David Moura e esquenta a briga pela vaga nos Jogos do Rio.

6 - Atirador brasileiro comprova boa fase com novo ouro

Já garantido na Olimpíada, o atirador Felipe Wu segue colecionando bons resultados semana a semana. Desta vez, conquistou a medalha de ouro na pistola de ar de 10m no Torneio Internacional da Alemanha. Na semana passada, já havia garantido ganhado um ouro inédito na etapa de Bangcoc da Copa do Mundo.

7 - Duplas do Brasil do vôlei de praia ficam sem título em casa

A etapa do Rio de Janeiro do Grand Slam, na Praia de Copacabana - palco olímpico - não foi das melhores para as duplas brasileiras. Já garantidos nos Jogos, Pedro Solberg/Evandro caiu na decisão ante os poloneses Losiak/Kantor por 2 sets a 0.. No feminino, o melhor desempenho foi de Ágatha/Bárbara Seixas. As duas acabaram eliminados ainda nas quartas de final. Elas também têm vaga na Olimpíada. O título foi das americanas Walsh/Ross.

8 - Emanuel se despede de forma oficial e recebe homenagem

Matheus Vidal
imagem: Matheus Vidal

Dono de três medalhas em Jogos Olímpicos - sendo um ouro em Atenas-2004 -, Emanuel colocou um ponto final em sua carreira na última quinta-feira. Atuando ao lado de Ricardo, ele acabou superado pelos chilenos Marco e Esteban Grimalt por 2 sets a 1 durante o Grand Slam do Rio de Janeiro. No domingo, último dia do torneio, ele foi homenageado pela organização.

9 - Arthur Nory vai ao pódio em etapa da Copa do Mundo

Melhor generalista do país na ginástica artística, Arthur Nory conseguiu resultado expressivo no fim de semana ao ficar com a medalha de prata do individual geral da etapa de Glasgow (ESC) da Copa do Mundo. O atleta é presença praticamente certa na equipe brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio.

10 - #DeuNoUOL - Família ocupa igreja e se recusa a deixar Vila Autódromo

Uma família ainda resiste à destruição da Vila Autódromo, bairro vizinho ao Parque Olímpico da barra da Tijuca. Maria da Penha Macena e Luiz Cláudio da Silva afirmam que não deixarão o local onde vivem há 20 anos. Atualmente, eles estão vivendo em uma igreja que ainda não foi destruída pela Prefeitura do Rio.

Topo