! Sharapova anuncia que foi pega em exame antidoping e está suspensa - 07/03/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Atualizada em 08.03.2016 11h30

Sharapova anuncia que foi pega em exame antidoping e está suspensa

Do UOL, em São Paulo

Maria Sharapova, tenista russa de 28 anos, anunciou nesta segunda-feira em uma entrevista coletiva em Los Angeles que foi pega em exame antidoping realizado durante o Aberto da Austrália e recebeu a notificação da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) há alguns dias.

Por meio de comunicado oficial em seu site, a ITF anunciou uma suspensão preventiva que passará a valer a partir do dia 12 deste mês até que o julgamento seja realizado.
 
A amostra de foi coletada em 26 de janeiro, no dia em que a russa foi eliminada pela americana Serena Williams nas quartas de final do Grand Slam australiano. Por causa de uma lesão no braço esquerdo, ela já havia anunciado que não participaria do WTA de Indian Wells, que tem início nesta quinta-feira.
 
"Eu cometi um grande erro, eu decepcionei os meus fãs e o esporte que joguei desde os quatro anos de idade. Assumo total responsabilidade", afirmou em um breve pronunciamento antes de rápida entrevista coletiva.
 

Substância não era proibida até este ano

O exame antidoping apontou a presença de Meldonium, uma substância que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e está presente no medicamento Mildronat.
 
Fabricada na Letônia e com livre uso na Rússia, mas não reconhecida pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos, a substância só entrou na lista de substância proibidas da Agência Mundial Antidoping (Wada) em 1º de janeiro deste ano.
 
"(O médico) me receitou esta substância pela primeira vez em 2006. Eu tinha uma série de problemas de saúde naquela época. Eu estava ficando doente com muita frequência. Eu tinha falta de magnésio. Meus exames mostraram que eu tinha sinais de diabete", contou Sharapova.
 
"Eu recebi uma carta da Wada no dia 22 de dezembro com as mudanças que seriam realizadas para este ano, onde os testes seriam e um link para as alterações e eu não olhei esta lista", prosseguiu.
 

Futuro incerto e Olimpíada sob risco

Suspensa preventivamente a partir do dia 12 deste mês, Sharapova agora será julgada pela ITF para determinar o tempo total da punição, que poderá deixá-la fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.
 
"Trata-se de uma substância não-específica e o tempo de punição não deverá ser muito curto. Pode ser de pelo menos quatro anos de acordo com o que for alegado. Os responsáveis pelo julgamento analisarão se houve intenção ou negligência. Por isso é difícil cravar um tempo exato", explicou ao UOL Esporte Eduardo de Rose, membro do Comitê Executivo da Wada.
 
Sharapova assumiu total responsabilidade e fez um pedido às autoridades.
 
"Eu não quero encerrar a carreira desta maneira. Eu espero que me deem uma chance para jogar tênis de novo", afirmou antes de tentar descontrair.
 
"Muitos de vocês acharam que eu iria anunciar a minha aposentadoria, mas não faria isso em um hotel no centro de Los Angeles com um carpete tão feio", disse.
 
Ainda que não pegue um gancho tão grande, Sharapova poderá ficar fora da Olimpíada caso caia muito no ranking mundial. Ela ocupa a sétima colocação atualmente, mas tem mais de mil pontos a defender até o dia 6 de junho, quando se fecha o ranking classificatório.

 

O que diz a WTA

Após o anúncio do doping, o chefe da WTA (Associação das Tenistas) divulgou um comunicado lamentando a notícia.
 
"Eu estou muito triste em ouvi esta notícia sobre Maria. Maria é uma líder e sempre que soube que ela é uma mulher de grande integridade. Entretanto, como Maria mesmo reconheceu, é responsabilidade de todos os jogadores saberem o que colocam em seus corpos e saber se a substância é permitida. Esta questão está agora nas mãos do Programa Antidoping do Tênis, que seguirá seus procedimentos. A WTA apoiará tudo o que for decidido", afirmou.

 

Outros casos de atletas com Meldonium

Sharapova não é a primeira atleta a ser flgarda com Meldonium neste ano.
 
Outros atletas pegos no antidipong foram: Abeba Aregawi (etíope naturalizada sueca campeã dos 1.500m), Eduard Vorganov (ciclista russo), EndeShaw Negesse (maratonista etíope) Ekaterina Bobrova (patinadora no gelo) e Olga Abramova (biatleta ucraniana).
 

Topo