Vídeos

Quênia descumpre prazo da Wada e corre risco de ficar fora da Rio-2016

AP Photo/David J. Phillip
Agência quer que quenianos implementem medidas mais duras contra o doping imagem: AP Photo/David J. Phillip

Do UOL, em São Paulo

A Athletics Kenya, entidade que regulamenta o atletismo no Quênia, perdeu o prazo dado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) para apresentar provas de que tem tomado medidas para combater o uso de substâncias proibidas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela BBC.

O cobrança vem à tona no fim do ano, após a acusação de envolvimento de autoridades quenianas em um esquema de acobertamento de exames antidoping. Na época, três dirigentes da Athletics Kenya foram acusados também de desviar fundos da entidade.

A Wada dará um novo prazo para que os quenianos se enquadrem em medidas de controle de doping. Caso contrário, os atletas do país poderão ser banidos de competições – incluindo os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em comunicado oficial, a Wada afrimou que o Quênia registrou “algum progresso” no controle de doping, mas que ainda “há muito trabalho” a ser feito.

Com sete medalhas de ouro, o Quênia liderou o quadro de medalhas do Mundial de atletismo de 2015, disputado em Pequim. Entretanto, desde 2011, mais de 40 atletas do país foram pegos em exames antidoping – em janeiro de 2016, 18 estavam suspensos.

Topo