Vídeos

IAAF suspende três dirigentes quenianos suspeitos de desvio de dinheiro

Do UOL, em São Paulo

Três dirigentes quenianos foram suspensos da Federação Internacional de Associações de Atletismo (IAAF, em inglês) nesta segunda-feira. A informação foi divulgada pela própria entidade.

A decisão foi tomada pelo comitê de ética da IAAF. Entre os suspensos está Isaiah Kiplagar, presidente da Federação Queniana de Atletismo. David Okeyo (vice-presidente da entidade queniana) e Joseph Kinyua (ex-tesoureiro do associação) também foram suspensos.

O trio estaria envolvido em um escândalo de desvio de fundos da Nike, fornecedora de material esportivo da federação queniana, no valor de US$ 700 mil. A empresa negou qualquer participação, segundo o jornal inglês The Guardian, bem como os acusados.

Além disso, os três teriam participação em denúncias recentes envolvendo um esquema para encobrir casos de doping na modalidade. Desde 2012, 43 atletas do Quênia foram banidos após testarem positivo em exames antidoping.

A suspensão dos três dirigentes tem valor imediato e validade de 180 dias. Em nota oficial, o presidente do comitê de ética da IAAF, Michael Beloff, explicou que as denúncias recebidas pela entidade demandam investigações profundas.

“O presidente (do comitê de ética) determinou a suspensão provisória para avaliação cuidadosa de queixas, provas e informações”, diz o comunicado, segundo o qual Kiplagat teria recebido ainda dois veículos motorizados como presente da Federação de Atletismo do Qatar entre 2014 e 2015.

Topo