Vídeos

Confederação de basquete não consegue fechar elenco para evento-teste

Murat Ozturk/CBB/ Bradesco
Seleção brasileira se apresenta nesta quarta-feira em hotel de São Paulo imagem: Murat Ozturk/CBB/ Bradesco

Do UOL, em São Paulo

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) não conseguiu fechar um elenco completo de 12 jogadoras para o evento-teste dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em virtude do boicote feito pelas equipes que disputam a Liga de Basquete Feminino (LBF). A competição ocorrerá entre os dias 15 e 17 de janeiro, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Assim, nesta quarta-feira, data da apresentação em um hotel de São Paulo, são esperadas apenas dez atletas. Segundo a entidade, mais duas jogadoras ainda deverão ser chamadas pelo técnico Antônio Carlos Barbosa, o que totalizaria as 12. Entretanto, não há uma data definida para que isso ocorra. A necessidade de uma convocação de emergência já havia sido noticiada pelo UOL Esporte na noite de segunda-feira.

Depois de sete jogadoras pedirem dispensa do time nacional atendendo pedido dos clubes, a comissão técnica da seleção precisou quebrar a cabeça para montar um novo time e não teve sucesso. Até mesmo duas jogadora que nem defendem uma equipe da LBF precisaram ser chamadas com urgência. Tratam-se de Mariane Carvalho (ADC Bradesco/SP) e Anna Beatriz Oliveira (Basquete Jaraguá / SC).

Além delas, foram chamadas mais três jogadoras do Sampaio Basquete (MA), time que disputa a LBF mas não aderiu ao boicote feito pelo colegiado de clubes. São elas: Carina Martins, Carina Felippus e Palmira Marçal.

Estas cinco atletas se juntarão a outras cinco que não haviam pedido dispensa: Karina Jacob, Iziane e Isabela Ramoma (todas do Sampaio Basquete), Clarissa (Corinthians/Americana) e Érika, que estava na Turquia.

No mesmo comunicado que anunciou a nova convocação, a CBB publicou ainda as cartas de dispensa de Adrianinha, Tainá Paixão e Tati Pacheco (Uninassau/América), Gilmara e Joice (Americana/Corinthians), Jaqueline e Tássia (Santo André).  As atletas alegaram questões pessoais e que fogem de suas vontades para não se apresentarem ao time nacional. 

As atletas treinarão em São Paulo entre os dias 6 e 11 de janeiro e depois viajam para o Rio de Janeiro. O evento-teste contará com as participações de Brasil, Argentina, Austrália e Venezuela.

Confira como ficou a seleção para a disputa do evento-teste:

Armadoras: Anna Beatriz Oliveira (Basquete Jaraguá/SC) e Carina dos Santos Martins (Sampaio Basquete/MA)
Alas: Iziane (Sampaio Basquete/MA), Isabela Ramona (Sampaio Basquete/MA), Palmira Marçal (Sampaio Basquete/MA) e Mariane Carvalho (ADC Bradesco / SP)
Pivôs: Érika (sem clube),  Clarissa (Corinthians/Americana), Karina Jacob (Sampaio Basquete/BA) e Carina Felippus (Sampaio Basquete/MA)

Topo