Vídeos

Confederação de basquete fará convocação de emergência após boicote

Murat Ozturk/CBB/ Bradesco

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgará nesta terça-feira uma convocação de emergência da seleção feminina para a disputa do evento-teste dos Jogos Olímpicos, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de janeiro, segundo apurou o UOL Esporte.

A lista sairá apenas um dia antes da apresentação oficial das atletas e foi motivada pelos diversos pedidos de dispensa recebidos pela entidade nesta segunda. Tais pedidos ocorreram por causa do boicote idealizado pelo colegiado de clubes da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Das 12 jogadoras que faziam parte da comissão técnica, sete enviaram cartas solicitando a dispensa: Adrianinha, Tainá Paixão e Tati Pacheco (Uninassau/América), Gilmara e Joice (Americana/Corinthians), Jaqueline e Tássia (Santo André).

Entre as jogadoras dos clubes dissidentes, a única que ainda não decidiu o que fará é a pivô Clarissa.

As atletas que se apresentarão serão a pivô Érika, que voltou da Turquia, além de Isabela Ramona, Iziane e Karina Jacob. Estas defendem o Sampaio Basquete (MA), único clube que furou o boicote proposto pelo colegiado.

Assim, a nova lista contará com pelo menos oito novos nomes.

A primeira convocação, divulgada em dezembro do ano passado - quando Luiz Augusto Zanon ainda era o treinador do time nacional - tinha também os nomes de Damiris e Nádia. Estas, porém, foram dispensadas em virtude de lesões.

Procurada pelo UOL Esporte, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) informou que não se manifestará até esta terça-feira. O técnico Antonio Carlos Barbosa também só falará após a oficialização da nova lista.

O evento-teste no Parque Olímpico da Barra da Tijuca contará com as participações de Brasil, Argentina, Austrália e Venezuela.

O boicote do colegiado de clubes da LBF foi motivado por não concordarem com a maneira com a qual a CBB vem conduzindo o basquete feminino e com a falta de diálogo. O grupo exigia a participação dos técnicos das agremiações na convocação e planejamento do time nacional.

Na última semana, o UOL Esporte já havia mostrado que a CBB não descartava uma nova convocação.

Topo