Vídeos

Rio-2016 garante que cidade será 'a mais segura do mundo' na Olimpíada

Das agências internacionais

No Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro será "a cidade mais segura do mundo" durante os Jogos Olímpicos de 2016, garantiu o comitê organizador do evento nesta segunda-feira, depois de respeitar um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos atentados de Paris. Apesar da afirmação, o Brasil deve trabalhar com cooperação internacional contra terrorismo durante o evento. 

Apesar das preocupações de que a Cidade Maravilhosa possa se tornar alvo de ataques terroristas, o diretor de comunicações do Rio-2016, Mário Andrada insistiu que a segurança será prioridade máxima durante as competições, disputadas entre 5 e 21 de agosto.

"O Rio será a cidade mais segura do mundo durante as Olimpíadas. Equipes de segurança já estão preparadas para este tipo de evento, e existem serviços de inteligência para proteger as pessoas, os atletas, e os Jogos em geral. Vamos nos comunicar com a população para deixá-la despreocupada", explicou o dirigente.

Nesta segunda-feira (23) o ministro da Secretaria de Governo Ricardo Berzoini anunciou que o Brasil terá a cooperação de países com histórico de combate ao terrorismo na prevenção a eventuais ameaças de ataque durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

As preocupações com a possibilidade de um ataque nos Jogos do Rio cresceram desde que militantes do Estado Islâmico reivindicaram a autoria de ações coordenadas que deixaram 130 mortos em Paris em 13 de novembro.

Segundo especialistas, o Brasil não tem o conhecimento e o preparo necessários para impedir que a Olimpíada seja alvo de ataques, e dependerá justamente da ajuda de países estrangeiros para garantir a proteção do evento.

"No caso do evento (Olimpíada), devemos trabalhar muito com cooperação internacional", disse Berzoini a repórteres após participar de seminário em Brasília sobre o combate ao terrorismo.

“Países que já têm uma história de enfrentamento dessa questão foram alvo de ataques significativos. Não há limites para tomar todas as providências ao alcance das autoridades brasileiras”, acrescentou.

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza, explicou que não existe qualquer sinal de presença no Brasil de uma célula do Estado Islâmico ou de qualquer outro grupo radical islâmico. "Não temos temor, temos trabalho preventivo, embora nas nossas avaliações de risco não temos o terrorismo como preocupação maior, temos outras”, disse, citando a criminalidade comum como preocupação maior para a segurança dos Jogos.

Idioma oficial do evento

Nesta segunda-feira, o Comitê Olímpico Internacional assinou no Rio um acordo garantindo que o francês será idioma oficial do evento, assim como o inglês, perpetuando a tradição iniciada desde a criação dos primeiros Jogos da era moderna, em 1896, pelo barão Pierre de Coubertin.

O músico camaronês Manu Dibango, escolhido pela Organização Internacional da Francofonia como embaixador olímpico, afirmou que a homenagem às vítimas dos atentados mostra que o mundo está unido para apoiar a França.

"Para lutar contra o terrorismo, precisamos de eventos como esses, que reúnem pessoas. Temos que ter sonhos de unidade", disse o músico à AFP.

"O minuto de silêncio que compartilhamos mostra o comprometimento pela afirmação do nosso projeto de sociedade, nossa visão do mundo", completou.

 

Topo