Vídeos

Frustrado no sorteio, torcedor aposta em tática na venda direta da Rio-2016

J. P. Engelbrecht/AFP
Fase de venda direta de ingressos da Rio-2016 terá cerca de 2 milhões de bilhetes disponíveis e começará nesta terça-feira (20) imagem: J. P. Engelbrecht/AFP

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Abrir o site 15 minutos antes e começar a atualizar a página. Montar um roteiro de eventos desejados e colocá-los em ordem de preferência. Incluir alguns menos disputados para aumentar a chance. Ignorado nas duas fases de sorteio de ingressos dos Jogos Olímpicos Rio-2016, o engenheiro civil Iver Maurice Corra Pedraça, 27, já pensou na estratégia para a venda direta, que começará às 10h (de Brasília) desta terça-feira (20). A etapa terá 2 milhões de tíquetes disponíveis e incluirá sessões que estavam esgotadas, como abertura, encerramento e decisões de modalidades como basquete, futebol, handebol e tênis.

“Eu pretendo começar 15 minutos antes de a venda abrir. Quando começar, vou direto na abertura, que é o que eu mais quero. Depois vou tentar a final do futebol masculino ou algum jogo menos solicitado da modalidade, como as quartas de final ou as oitavas de final, que é para ver se a possibilidade aumenta”, contou Pedraça.

O planejamento do engenheiro é baseado no que ele fez para obter um ingresso da Copa do Mundo de 2014. Pedraça esteve no Maracanã para ver França 0 x 1 Alemanha, jogo válido pelas quartas de final.

“Consegui na madrugada, mesmo. Foi naquela fase em que perto das partidas eles colocavam à disposição alguns ingressos que sobravam”, lembrou o carioca.

Na primeira fase de vendas da Rio-2016, Pedraça tentou atletismo, futebol, vôlei, tênis e cerimônia de abertura. Não foi contemplado em nenhum sorteio. Na etapa seguinte, o engenheiro se inscreveu em duas sessões de vôlei e também foi ignorado: “Achei até um pouco esquisito porque disseram que a prioridade seria de quem não conseguiu na primeira fase. Um cara que trabalhava comigo tinha conseguido antes, tentou os mesmos ingressos que eu e foi sorteado”.

Mariana Bivar, fonoaudióloga e professora de música de 32 anos, também faz planos para obter ingressos na etapa de venda direta da Rio-2016. Contudo, ao contrário de Pedraça, ela já gastou mais de R$ 4 mil em entradas para as Olimpíadas.

“Fui sorteada para 42 ingressos em 20 sessões”, relatou Mariana. “Pretendo comprar mais alguns, mas não sei se estarão disponíveis. Quero abertura, final do vôlei masculino e final do futebol masculino. Ah, e também ginástica artística, que eu não consegui”, completou.

Apaixonada por Olimpíadas desde Barcelona-1992, Mariana já esteve nos Jogos de Londres-2012. Acompanhada do marido, viu vôlei, vôlei de praia e futebol masculino na edição passada. “Lá em Londres, as pessoas que encontravam com a gente falavam que estariam em 2016. Acho que o clima vai ser o melhor possível. Acho até que vai ser melhor do que a Copa, que é mais aberta para o Brasil inteiro e mais espalhada”, avaliou.

A venda direta de ingressos da Rio-2016 terá início às 10h desta terça-feira (20). O comitê organizador disponibilizará cerca de 2 milhões de entradas (o evento tem uma carga total de 4,5 milhões). Todo o processo de venda será feito no site oficial (www.rio2016.com/ingressos).

Topo