! #SemanaOlímpica Bolt e vôlei brasileiro têm metas ousadas para a Rio-2016 - 19/10/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica Bolt e vôlei brasileiro têm metas ousadas para a Rio-2016

Do UOL, no Rio de Janeiro

As principais notícias da semana: 

1 - Bolt não quer só ouro. Ele quer um recorde (quase impossível) 

O jamaicano Usain Bolt já tem lugar assegurado na história dos Jogos Olímpicos, mas ainda faz planos para atingir novos feitos. Na Rio-2016, por exemplo, ele pretende ser o primeiro homem da história a fazer 200 metros em menos de 19 segundos - atual recordista mundial da prova, o corredor tem 19s19 como melhor marca.

2 - Antes, ele deve estar festejando no Carnaval 

E se depender da União da Ilha do Governador, as pistas de atletismo da Rio-2016 não serão as únicas que Usain Bolt vai percorrer. A escola de samba convidou o jamaicano para desfilar na Sapucaí em 2016 e já criou uma grande dúvida: em quanto tempo será que ele consegue atravessar o Sambódromo?

3 - O vôlei brasileiro quer ser perfeito na Rio-2016

A margem de erro ficou pequena. A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou na sexta-feira (16) que a meta do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016 é conquistar seis medalhas (duas na quadra e quatro na praia). Isso quer dizer que nenhum dos conjuntos do país poderá sair da competição sem subir ao pódio.

4 - Brasileiros são escolhidos os melhores do planeta

E se a meta da CBV é sair da Rio-2016 com seis medalhas, o vôlei de praia ganhou dois bons argumentos para acreditar. A FIVB (Federação internacional de voleibol) anunciou que Larissa (que joga com Talita) e Bruno Schmidt (que joga com Alison) foram eleitos os melhores jogadores do circuito na temporada 2015. Alison ainda ficou com o título de melhor bloqueador, e Talita foi eleita a melhor atacante.

5 - "Vovô" do vôlei brasileiro completa 40 anos

A semana foi marcada pelo aniversário do líbero Serginho, que completou 40 anos na última quinta-feira (15). O jogador voltou à seleção brasileira de vôlei masculino em 2015 e pode se tornar no próximo ano o mais velho da história a defender o país na modalidade em Jogos Olímpicos.

6 - Brasileiro perde luta e chance de confirmar vaga olímpica no boxe

Último representante do Brasil no Mundial de boxe disputado em Doha (Qatar), Robson Conceição encerrou sua participação no torneio com duas derrotas e sem vaga olímpica. Ele perdeu a semifinal da categoria até 60kg para Albert Selimov, do Azerbaijão, e depois foi superado pelo uzbeque Elnur Abduraimov em luta extra pela terceira vaga da categoria na Rio-2016. Como sede, o Brasil tem cinco vagas diretas nos Jogos. Robson ainda pode ficar com uma delas.

7 - Jaqueline já tem uma sucessora nas quadras 

É a ponteira Rosamaria, 21, uma das maiores esperanças da nova geração do vôlei brasileiro. A jogadora recusou ser modelo na adolescência, quando escolheu o esporte como prioridade, e ganhou de torcedores o apelido de “Nova Jaque” por causa das comparações com Jaqueline, um dos principais nomes da seleção principal.

8 - Existe atleta brasileiro mais crítico do que Fabiana Beltrame?

A menos de um ano dos Jogos Olímpicos, o remo brasileiro está em crise. Isso só confirmou a relevância política de Fabiana Beltrame, principal nome da modalidade no país, que tem mostrado por que é a atleta mais crítica do esporte nacional.

9 - Atleta britânico admite ser gay

Maior nome do Reino Unido na marcha atlética, Tom Bosworth fez um importante anúncio na última terça-feira (13). Em um programa de TV do canal “BBC”, o atleta admitiu que é gay e que já foi vítima de preconceito no esporte por causa disso. “Senti que era o momento certo para falar sobre a minha sexualidade”, disse ele.

10 - Brasil já tem "tubarãozinho" para 2016

Sabe qual é o apelido do filho de Cesar Cielo, maior nadador brasileiro da atualidade? A modelo Kelly Gisch, esposa do atleta e mãe do garoto, chama o pequeno Thomas de "Little shark" ("Tubarãozinho", em tradução livre). Foi assim que ela se referiu a ele, que usou até um macacão com estampa de tubarão para comemorar três semanas de vida no dia 13.


11 - Quadra central do tênis na Rio-2016 já tem piso

A quadra central do estádio de tênis dos Jogos Olímpicos de 2016 já tem cor. O piso do aparato, que será permanente e terá capacidade para 10 mil espectadores, é verde e foi mostrado na última quarta-feira (14). No total, o centro de tênis da Rio-2016 terá nove quadras.

Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio
imagem: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio

12 - #DeuNoUOL Polo aquático pode mudar de lugar mais uma vez na Rio-2016

Afinal, onde vão acontecer os jogos da primeira fase do polo aquático na Rio-2016? A modalidade teria partidas disputadas no Júlio Delamare, que foi retirado em maio da lista de instalações olímpicas, e foi deslocada para o Maria Lenk. No entanto, a Fina (federação internacional de esportes aquáticos) pediu que houvesse nova alteração para a piscina do pentatlo moderno, que fica em Deodoro.

Topo