Vídeos

Atleta britânico que disputará a Olimpíada no Rio revela ser gay

Reprodução / BBC

Do UOL, em São Paulo

Tom Bosworth, atleta britânico da marcha atlética, declarou ser gay em entrevista a um programa da BBC, emissora de rádio e televisão do Reino Unido, na última segunda-feira (12). Bosworth disse ter tomado “uma grande decisão” após fazer a revelação.

“Senti ser o momento certo para falar sobre a minha sexualidade. Atingi outro nível, agora tenho maior procura da mídia", disse o rapaz de 25 anos, referência no esporte no cenário local e que treina para a Olimpíada do Rio, de 2016. Tom é detentor dos recordes nas disputas de 5 km e 10 km no Reino Unido, além de ser o número um britânico para 20 km - esta última é a única das três provas no programa olímpico.

Seu desempenho em competições internacionais, contudo, não anima tanto: nos 20 km, foi 24º no último Mundial da modalidade, disputado na China em 2015, e 12º no europeu de 2014.

"A revelação não mudará nada na minha vida. Estou confortável e em uma relação feliz nos últimos quatro anos”, completou ele, que já havia contado a amigos e familiares anteriormente.

Bosworth é o segundo britânico da marcha atlética a abrir ao público que é gay – o primeiro foi Robert Newton, que competiu nos Jogos de 2004, em Atenas.

“Sei que dizer isso ainda é notícia, mas em alguns anos qualquer um poderá fazê-lo com tranquilidade", projetou. O atleta relatou ter sido vítima de preconceito no próprio ambiente de treinamento: “Foi muito desagradável, agravado pelo fato de eles se divertirem com aquilo. Felizmente, era uma minoria”.

“No fim”, prosseguiu, “simplesmente os ignorei. Entendi que não tinham nada a acrescentar de positivo na minha vida e, por sorte, tinha gente suficiente ao meu redor para buscar apoio”, completou Bosworth.

Topo