Vídeos

Câmara aprova isenção de visto para estrangeiro de olho na Rio-2016

Marcelo Fonseca/Parceiro/Agência Globo
Turista lotam Cristo na Copa. Rio-2016 pode atrair ainda mais estrangeiros imagem: Marcelo Fonseca/Parceiro/Agência Globo

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (1º) o projeto de lei que dispensa de visto estrangeiros que ingressarem ao Brasil até setembro de 2016. A medida tem como objetivo atrair mais visitantes ao país, principalmente durante a Olimpíada de 2016. O texto, agora, segue para votação no Senado Federal. Caso aprovado, vai à sanção da presidente Dilma Rousseff.

A isenção de vistos é uma bandeira do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “Demos um grande passo com a aprovação do projeto na Câmara. Tenho certeza de que essa medida pode impactar de forma positiva a economia”, comemorou. “Durante a Copa do Mundo fizemos uma experiência semelhante, porém, restrita aos viajantes com ingressos para o mundial. Como resultado, tivemos um incremento de mais de 60% nos gastos dos turistas.”

De acordo com o projeto, a isenção poderá ser feita por meio de uma portaria conjunta dos Ministérios do Turismo, Relações Exteriores e da Justiça. Beneficiará estrangeiros que entrem no Brasil até a data de 18 de setembro de 2016, com prazo de estada de até 90 dias.

O presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Alex Manente, acredita que a medida terá forte impacto na atração de visitantes ao Brasil e prevê avanços na flexibilização da exigência de vistos. “O ano olímpico vai ser uma oportunidade de fazermos um teste em um momento em que o Brasil receberá um grande número de turistas. A partir da Olimpíada há a possibilidade de pensarmos em acabar com a reciprocidade no Brasil. Temos de aproveitar a valorização do dólar, que, para o turismo, pode ser muito positiva", disse.

Topo