Vídeos

Caos na Vila Madalena não se repetirá nas Olimpíadas, prevê Haddad

Paulo Anshowinhas / UOL

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira, em São Paulo, que a cidade está preparada para evitar surpresas durante a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, em que a cidade será sede de 10 partidas de futebol.

Entr as "surpresas", ele se referiu ao que aconteceu na Copa do Mundo, com a aglomeração de milhares de torcedores na Vila Madalena, o que provocou muita insatisfação entre moradores do bairro.

"A cidade tem uma infraestrutura e aprendemos com a Copa do Mundo. Temos as vulnerabilidades mapeadas e não teremos surpresas, como aconteceu na Vila Madalena durante a Copa do Mundo", disse ele.

Haddad diz que as expectativas são as melhores possíveis para a disputa dos jogos. "Em parceria com o Estado, esperamos atender da melhor maneira os turistas que vierem a São Paulo. Pretendemos atrair turistas para cá", afirmou.

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, prometeu colocar em atividade o mesmo serviço disponivilizado durante o Mundial de 2014, o Expresso da Copa, que permite o deslocamento do centro da cidade até Itaquera em menos de 20 minutos.

São Paulo receberá oito seleções olímpicas (masculinas e femininas) e dez partidas de futebol dos Jogo Olímpicos de 2016 Serão sete datas, com três rodadas duplas. Todas as partidas serão realizadas na Arena Corinthians.

A primeira partida será no dia 3 de agosto do ano que vem, dois dias antes da abertura oficial dos jogos. Serão seis jogos da primeira fase, dois das quartas-de-final um de semifinal e um para a disputa da medalha de bronze.

As seleções que jogarão em São Paulo serão conhecidas até abril do ano que vem. Espera-se que as seleções masculina e feminina do Brasil façam pelo menos um jogo em São Paulo.

O governo de São Paulo vai contribuir nas áreas de segurança pública, saúde e mobilidade urbana. A prefeitura firmou acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e não irá colocar dinheiro público para abrigar o evento.

De acordo com esse compromisso, o comitê Rio 2016 vai se responsabilizar pelo pagamento das estruturas temporárias que serão utilizadas na Arena Corinthians, em Itaquera, e pelos custos operacionais para a viabilização das partidas.

Como contrapartida, a Prefeitura de São Paulo autorizará a projeção de imagens de caráter informativo sobre os jogos e de marcas de patrocinadores sobre as fachadas de edifícios públicos e estruturas como pontes e viadutos, entre outros, por um período de 30 dias, durante a realização do evento.

As partidas dos torneios masculino e feminino de futebol serão realizadas em outras cinco cidades, além do Rio de Janeiro: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus.

Topo