Vídeos

Canoísta namorada de ex-BBB critica a água do Rio em evento-teste olímpico

Reprodução/Facebook
Viktoria Schwarz mostra a alga existente na Lagoa Rodrigo de Freitas imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

A canoísta austríaca Viktoria Schwarz, namorada do ex-participante do BBB e canoísta paralímpico Fernando Fernandes, criticou a quantidade de algas existente na Lagoa Rodrigo de Freitas durante o evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016.

Após terminar na quarta posição na prova do K-2 500m, ela postou uma foto em seu perfil no Facebook mostrando as algas e escreveu:

"Terminei a temporada com um 4º lugar no evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio. O percurso é bonito, mas a água está cheia de algas. Então parecia mais uma de prova de resistência de 500m".

Na sexta-feira, outros canoístas haviam criticado o excesso de algas na Lagoa.

"A água tem muitas algas, e isso prejudica um pouco a pista. Essas algas grudam no leme ou na frente do barco, e o barco vai perdendo velocidade", disse brasileiro Celso Dias, que compete na categoria K1 1000.

"Para nós é uma ocorrência comum. A alga cresce muito rapidamente – algo que pode chegar a três metros em um dia –, e o que aconteceu aqui é que as algas do espaço de competição foram cortadas, mas as da região foram na direção do percurso. Alguns dos barcos foram atingidos, mas isso não vai acontecer nos Jogos Olímpicos. Teremos mais tempo de preparação e conseguiremos limpar a Lagoa muito melhor", disse Simon Toulson, secretário-geral da ICF (Federação Internacional de Canoagem, na sigla em inglês).

Topo