Vídeos

Federação de Vela reafirma que saúde de atletas é prioridade para 2016

Ricardo Moraes/Reuters
Qaulidade da água da Baía de Guanabara é a maior preocupação da Isaf imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Do UOL, em São Paulo

A Federação Internacional de Vela (Isaf, na sigla em inglês) emitiu uma nota oficial lamentando a infecção contraída pelo alemão Erik Hail durante evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016 e reafirmou que uma boa qualidade da água e a saúde dos atletas é prioridade para a competição que ocorrerá na Baía de Guanabara.

"A saúde e o bem estar dos atletas é prioridade total para a Isaf, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 e para o Comitê Olímpico Internacional. A qualidade da água é um aspecto importante em todos os Jogos Olímpicos e é uma questão tratada regularmente entre os três órgaõs", diz trecho da nota.

"Isaf, Rio-2016, o Governo Brasileiro, o Instituto de Meio-Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) e a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) estão trabalhando juntos na questão. As autoridades brasileiras estão seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a segurança da Marina da Glória e um campo de disputa justo para todos os atletas."

"Ainda que exista trabalho a ser feito, a Isaf, Rio-2016 e todas as autoridades locais relevantes estão confiantes que a sede estará pronta para receber 380 navegadores durante os Jogos Olímpicos, daqui a um ano", diz outro trecho do comunicado.

Na nota, a Isaf afirma ainda que está trabalhando em conjunto com a Federação Alemã de Vela para que Erik Hail possa ter a melhor recuperação possível e se recupere a tempo de participar da Final da Copa do Mundo de Vela (entre 27 de outubro e 1 de novembro) e o Campeonato Mundial da classe 49er (a partir de 11 de novembro).

 

 

Topo