Vídeos

Ainda falta 1 ano, mas Dream Team já se dá ao luxo de treinar para a Rio-16

AFP PHOTO /TIMOTHY A. CLARY
LeBron James participa do camp da seleção americana em Las Vegas imagem: AFP PHOTO /TIMOTHY A. CLARY

Do UOL, em São Paulo

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começarão em pouco menos de um ano e muitos dos atletas que competirão na Cidade Maravilhosa em 2016 ainda são desconhecidos. Mas com a vaga olímpica assegurada e sem nenhum torneio para disputar em 2015, a seleção americana masculina de basquete já está se dando ao luxo de fazer a preparação para buscar o terceiro ouro consecutivo.

Entre esta terça e quinta-feira, 34 jogadores estarão reunidos em Las Vegas sob o comando do técnico Mike Krzyzewski para uma série de atividades já visando aos Jogos Olímpicos. Os atletas farão treinamentos, reuniões, dinâmicas de grupo e um evento de apresentação para o público, com os jogadores sendo divididos em duas equipes e se enfrentando em um amistoso.

É o primeiro passo tomado pela comissão técnica para uma dura missão que terá pela frente: cortar 22 jogadores e fechar a lista de 12 que competirão no Rio a partir de 5 de agosto do ano que vem.

"Queremos passar mais tempo com nossos jogadores celebrando nossa jornada e que eles interajam. Queremos seguir com a cultura criada há algum tempo, na qual os atletas mais uma vez estejam orgulhosos de representar o seu país", afirmou Jerry Colangelo, presidente da USA Basketball, a federação americana da modalidade. 

O mini-camp em Las Vegas é tratado com tanta importância nos Estados Unidos que as principais atividades e o amistoso de quinta terão transmissão ao vivo pela TV e pelo site da NBA.

Os grandes astros da NBA como Stephen Curry, LeBron James, Kevin Durant, Carmelo Anthony, Anthony Davis, DeMarcus Cousins, Chris Paul, Blake Griffin, Paul George, Kyrie Irving, Klay Thompson e Russell Westbrook abriram mão de parte das férias para poderem estar presentes. A principal ausência é a de Kobe Bryant, que não foi incluído na lista de 34 e, assim, sua presença no Rio é praticamente descartada.

"É um momento de celebrar a amizade e a união dos atletas. É um sinal de comprometimento pensando nos próximos passos", disse Colangelo.

Os Estados Unidos, ao lado do Brasil, são as duas únicas equipes garantidas até o momento nos Jogos Olímpicos de 2016. Os americanos estão invictos há 63 partidas e além da Olimpíada de 2008 e 2012, ganharam os Mundiais de 2010 e de 2014.

Veja os 34 atletas que estão participando do campe em Las Vegas:

Armadores: Chris Paul, Russell Westbrook, Stephen Curry, Kyrie Irving, John Wall, Mike Conley, Michael Carter-William, James Harden, Klay Thompson, DeMar DeRozan, Jimmy Butler, Bradley Beal, Victor Oladipo.

Alas: LeBron James, Kevin Durant , Carmelo Anthony, Paul George, Kawhi Leonard, Rudy Gay, Gordon Hayward, Chandler Parsons, Harrison Barnes, Tobias Harris.

Alas-pivôs: Kevin Love, Blake Griffin, LaMarcus Aldridge, Kenneth Faried, Draymond Green.

Pivôs: Anthony Davis, Dwight Howard, DeMarcus Cousins, DeAndre Jordan, Andre Drummond, Mason Plumlee.

 

 

Topo