Vídeos

Remadores americanos têm problemas estomacais após competirem no Rio

Salvador Scofano/Divulgação
Remadores participam do evento-teste da Olimpíada na Lagoa Rodrigo de Freitas imagem: Salvador Scofano/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

Treze remadores americanos que participaram o Campeonato Mundial Júnior na semana passada na Lagoa Rodrigo de Freitas apresentaram problemas estomacais depois da competição que serviu como evento-teste para a Olimpíada de 2016.  A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela agência de notícias AP.

Segundo o médico da delegação, que contou com 40 atletas, os problemas estomacais podem ter ocorrido devido à poluição da água. De acordo com relatos, os americanos tiveram vômitos e diarreias.

A AP informa ainda que outras equipes que participaram da competição relataram tipos de problemas semelhantes. O Mundial reuniu cerca de 500 remadores.

A técnica americana Susan Francia disse à AFP que além dos 13 atletas outros quatro membros da delegação, inclusive ela sofreram com problemas estomacais durante as duas semanas de treino no Rio.

Kathryn Ackerman, fisiologista do time americano, afirmou que os atletas tomaram todas as precauções na hidratação e na alimentação.

"Meu sentimento pessoal é que água do lago causou este problema", disse, sem descartar que os problemas estomacais tenham outra origem.

"Não sei se é porque alguns levaram garrafas de água nos barcos ou tomaram outras precauções de higiene que estão bens e outros não", completou.

A US Rowing (federação americana de remo) afirmou que está investigando o caso envolvendo os atletas que têm entre 16 e 19 anos de idade. Nenhum deles deve estar no Rio de Janeiro no próximo ano.

No começo deste mês, a AP divulgou um estudo feito pela Universidade Feevale mostrando a existência de vírus nas águas da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Topo