Vídeos

Manifestação contra Dilma antecipa e muda trajeto de teste da Rio-2016

Divulgação/PrefeituradoRiodeJaneiro
Atletas de 20 países vão percorrer 165 km entre Copacabana e Guaratiba imagem: Divulgação/PrefeituradoRiodeJaneiro

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Manifestações contra o governo Dilma Rousseff convocadas para domingo (16) obrigaram organizadores da Olimpíada de 2016 a alterar o evento-teste de ciclismo de estrada marcado para o mesmo dia, no Rio de Janeiro. As mudanças foram anunciadas nesta segunda-feira (10) pela Prefeitura do Rio. Por causa dos protestos, o evento acontecerá mais cedo e terá seu local de chegada alterado.

Inicialmente, o evento-teste de ciclismo teria largada e chegada em Copacabana. É no bairro onde acontecerá a largada e chegada da prova de ciclismo na Olimpíada. Por causa das manifestações, porém, a chegada da prova-teste de ciclismo acontecerá em São Conrado.

A largada para prova deste domingo também estava marcada para às 9h30. Agora, a partida dos ciclistas foi antecipada para às 8h30. “Todas as informações que temos é que as manifestações começarão às 10h. Temos que respeitar o direito da sociedade”, afirmou o secretário municipal de Transporte, Rafael Picciani, em entrevista coletiva nesta tarde.

Minutos antes da entrevista, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, já havia confirmado as alterações no evento-teste. Ele confirmou a razão das mudanças e ressaltou que as manifestações não trarão prejuízo ao teste de ciclismo.

“O teste está confirmado para o dia 16”, afirmou ele. “Se a gente terminasse o evento [por volta das 13h] no local das manifestações, não seria conveniente. Não seria bom nem para as manifestações nem para o evento.”

O evento-teste de ciclismo será o quinto a ser realizado no Rio de Janeiro visando à Olimpíada. Só neste ano, já aconteceram competições de vôlei, triatlo, remo e hipismo, sempre pensando na preparação da cidade para os Jogos Olímpicos.

De acordo com a prefeitura, cem ciclistas de 20 países diferentes pedalarão por 165 quilômetros no domingo. Eles passarão por Ipanema, Leblon, Vidigal, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha, Grumari e Guaratiba. De Guaratiba, eles retornam para São Conrado. Antes de cruzar a linha de chegada, ainda darão uma volta pela Floresta de Tijuca.

O percurso da prova será quase o mesmo previsto para a Olimpíada. A diferença é que, no Jogos Olímpicos, eles darão mais voltas em determinadas partes do circuito e terminarão a prova em Copacabana. Assim, a distância total da prova olímpica será de 256 quilômetros.

Restrições no trânsito e bairro isolado

O secretário Picciani afirmou que o evento-teste de ciclismo será “o maior desafio da cidade” até a chegada dos Jogos Olímpicos, efetivamente. Segundo ele, o tamanho do percurso forçará o fechamento praticamente toda a orla do Rio para veículos. “Quem quiser ir à praia no domingo, vá de transporte público”, alertou.

Picciani lembrou ainda, durante a prova de ciclismo, o bairro de Guaratiba ficará isolado. Por algumas horas, a única via de acesso à área será fechada. Por isso, um esquema especial de atendimento médico e de emergências será montado. “Já estamos avisando a população”, disse. “Contamos com a colaboração.”

Topo