Vídeos

Presidente do COI diz que preocupação com Baía de Guanabara é constante

Do UOL, em São Paulo

A poluição da Baía de Guanabara, sede das competições de vela dos Jogos Olímpicos de 2016, segue sendo uma preocupação para o Comitê Olímpico Internacional (COI). Foi isso que afirmou nesta segunda-feira Thomas Bach, presidente da entidade.

"Isso (poluição da água) é uma preocupação constante para o Comitê Olímpico Internacional. Teremos um evento teste em agosto e precisamos ver um progresso nesta regata. Mas você não pode colocar uma data limite para definir (pela saída ou não das competições da baía).  Não sou um expert em poluição da água. Tem de deixar os especialistas dizerem.  E os experts do Brasil estão dizendo que ainda é possível ter competição em águas seguras", disse o alemão durante entrevista coletiva na Suíça.

Entre os dias 15 e 22 de agosto, o Rio de Janeiro receberá mais um evento-teste de vela. As regatas ocorrerão na mesma época das competições olímpicas. No ano passado, a Baía já havia recebido um evento-teste.

"Estamos monitorando de perto a situação da água e já manifestamos nossa preocupação. Teremos mais novidades no nosso encontro em Kuala Lumpur", disse Bach em referência ao encontro anual do COI que será realizado na capital da Malásia entre os dias 27 de julho e 3 de agosto.

Também nesta segunda-feira, Bach disse que a Vila Olímpica do Rio de Janeiro contará com um local específico para se lembrar "de pessoas que morreram durante edições anteriores dos Jogos Olímpicos". Uma pedra será instalada na área comum da instalação.

"Neste lugar vamos permitir aos atletas que rezem por aqueles que morreram antes e durante os Jogos, como os israelenses e policiais mortos durante a Olimpíada de 1972 (no ataque terrorista do Grupo Setembro Negro durante a Olimpíada de Munique). Na Cerimônia de Encerramento, também teremos um momento dedicado à reflexão", afirmou.
 

Topo