Vídeos

Americana deixa vestibular de medicina de lado para jogar rúgbi pelo Brasil

Luiz Pires/FOTOJUMP
Isadora Cerullo, norte-americana filha de brasileiros, hoje defende a seleção feminina imagem: Luiz Pires/FOTOJUMP

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

Isadora Cerullo sabia como seria sua vida entre 2014 e 2020. Formada em biologia, era pesquisadora no hospital da Universidade da Pennsylvania, já adiantada no processo para cursar a faculdade de medicina. O esporte tinha ficado para trás, quando morava em Nova York e era uma das estrelas do time feminino de rúgbi da Universidade de Columbia. Mas, no meio do caminho, apareceu a chance de se tornar uma atletas olímpica.

No ano passado, a Confederação Brasileira de Rúgbi divulgou, pelo mundo todo, um “open call” para atletas de rúgbi com conexões com o país. Era uma convocação para atrair talentos internacionais para o time verde-amarelo. Isadora se adequava ao processo. Mas não muito. “Eu nunca pensei em ser atleta olímpica. Meu caminho estava traçado. Iria fazer a faculdade de medicina e acompanhar as Olimpíadas pela TV. Mas aí, minha antiga técnica me falou sobre a chance de defender o Brasil”.

A decisão não foi rápida. A jogadora estava com sua trajetória definida, já estava no meio em que queria seguir carreira. Tudo andava nos trilhos. “Precisei de quatro meses para tomar a decisão e contatar a CBRu. Mas achei que nunca iria me perdoar se deixasse essa oportunidade passar”, explica.

Isadora Cerullo, jogadora de rúgbi do Brasil

  • Denys Flores/Divulgação

    Quando vim para o Brasil, achei que iria enfrentar dificuldade. Era uma estrangeira vindo para tomar um lugar de uma brasileira. Esperava ouvir besteiras, ouvir perguntas sobre o que eu estava fazendo aqui. Mas em nenhum momento as outras meninas fizeram isso. Me abraçaram desde o primeiro treino

    Isadora Cerullo, sobre a sua adaptação ao Brasil e à seleção feminina
O processo para ser aceita na seleção brasileira, porém, foi bem rápido (mas intenso). Isadora precisou pedir referências para seus ex-técnicos, criar um vídeo com suas jogadas e montar seu currículo esportivo. Tudo pronto, veio ao Brasil. Fez duas semanas de treino e já viajou com a seleção feminina de desenvolvimento. Após três semanas, tinha a sua frente um contrato para defender a seleção brasileira. Ela poderia receber muito mais nos EUA, mas decidiu apostar.

“Eu nunca tinha vindo ao Brasil antes. Meus pais são brasileiros, mas se conheceram nos EUA quando estavam estudando, conseguiram bons empregos e ficaram. Eu não conhecia os parentes brasileiros. Só pelo telefone. Está sendo uma experiência muito diferente”, conta a atleta.

Hoje, Isadora mora na Vila Mariana, em um apartamento que divide com outras atletas da seleção. Quando não está treinando, normalmente está procurando museus, para visitar. “Adoro arte. E São Paulo é uma cidade incrível para isso. Tem muitos museus, sempre tem alguma exposição nova. É parecido com Nova York, onde fiz faculdade”.

Topo