! Video mostra guardas municipais do RJ agredindo moradores na Vila Autódromo - 04/06/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Atualizada em 04.06.2015 16h10

Video mostra guardas municipais do RJ agredindo moradores na Vila Autódromo

Vinícius Segalla

Do UOL em, São Paulo

A tentativa de remoção de moradores do bairro da Vila Autódromo no última quarta-feira (4/6), na cidade do rio de Janeiro, foi marcada pela violência e confronto entre guardas metropolitanos e moradores do local.

No bairro vizinho ao Parque Olímpico da Rio-2016, os moradores reclamaram que uma família estava sendo removida do bairro sem os devidos esclarecimentos. Tentaram impedir as demolições e acabaram entrando em confronto com os guardas.

Procurada pelo UOL Esporte para explicar o ocorrido, a Prefeitura do Rio disse que os guardas foram vítimas da ação violenta dos moradores, e fizeram o que fizeram para defender sua integridade física:  "No momento em que o oficial de Justiça autorizou a demolição, moradores começaram a lançar pedras, paus e tijolos contra os servidores. A Guarda Municipal atuou para dispersar o tumulto e proteger os trabalhadores da Prefeitura. Quatro guardas ficaram feridos".

Um vídeo obtido pelo UOL Esporte, porém, não mostra pedras ou tijolos voando para cima dos guardas (veja acima). O que aparece são policiais utilizando de seus cassetetes nos moradores e atirando balas de borracha à queima-roupa. O resultado foi um padre com a cabeça ensanguetada e uma moradora, Maria da Penha Pacena, de 48 anos, com o nariz quebrado. Ela foi levada a um hospital e terá que passar por cirurgia nesta quinta-feira.

Os residentes da Vila Autódromo organizam-se há anos contra a remoção do bairro. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a derrubada de parte das casas do bairro é necessária para obras viárias para a Olimpíada de 2016.

As demolições na Vila Autódromo estão em curso há cerca de um ano. Na última quarta, segundo os moradores da Vila Autódromo, a remoção foi baseada em um decreto de desapropriação assinado pelo prefeito em março.

Os moradores dizem que esse decreto “desconsidera os títulos de concessão real de uso dos moradores, entregue pelo Estado há vinte anos, e a declaração de Área de Especial Interesse Social com relação à comunidade”. Eles dizem também que Paes “desconsidera o projeto de urbanização proposto pelos moradores, que viabilizaria a permanência da Vila Autódromo e deixaria um verdadeiro legado social para a área, além de ser bem menos custoso ao município.”

A tentativa de remoção da última quarta restou frustrada, ao fim e ao cabo, graças a uma decisão judicial liminar que derrubou a autoraziação de demolição. Mas este certamente não será o último capitúlo da história.

Topo