Vídeos

Você pode trabalhar na Olimpíada. E oportunidades para isso não faltam

Rio2016/Alex Ferro.
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos oferece centenas de vagas imagem: Rio2016/Alex Ferro.

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Goste você ou não de esportes, a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro poderá se tornar a sua principal fonte de renda ao longo dos próximos meses. A pouco menos de 500 dias da cerimônia de abertura, o Comitê Organizador segue contratando. E há vagas de todos os tipos, salários e para pessoas com as mais diversas qualificações.

É possível até mesmo se candidatar para trabalhar como diretor de competições do futebol, da natação e do tênis. Há vagas ainda para atuar na segurança do evento, auxiliar na operação nos aeroportos, trabalhar na área jurídica ou na parte referente à venda de ingressos, entre diversas outras funções.

No momento, no site oficial dos Jogos (http://www.rio2016.com/participe/vagas) são anunciados 120 tipos diferentes de empregos. Em todos eles, o profissional precisa ter a disponibilidade para trabalhar no Rio de Janeiro. As vagas no momento são para: comercial (12), engajamento (83), finanças e administração (15, geral (2), infraestrutura (28) e operações (24).

Para se candidatar, basta entrar na página e preencher um cadastro com seus dados pessoais e profissionais. A maioria das vagas requer nível superior, conhecimento prévio da área de atuação e conhecimento de idiomas, principalmente o inglês.

De acordo com o órgão, as carreiras com maiores dificuldades para se conseguir candidatos são em  gerenciamento de projetos, tecnologia,  engenharia e arquitetura. Estas três últimas áreas de atuações são aquelas na qual há a maior oferta de vagas.

Entre abril e junho, o Comitê prevê a chegada de 360 profissionais. Só neste ano, o número de contratações deve chegar a mil. 

E, para 2016, serão criadas pelo menos mais 4 mil vagas. Alguns dos postos de trabalhos são voltados a pessoas com deficiências.

“Nosso pico de contratação será em 2016. Estamos olhando para os setores de todas as indústrias, como marketing, tecnologia da informação, recursos humanos, entre outros. Temos uma operação muito grande a ser desenvolvida”, explicou ao UOL Esporte Eloise Brillo, gerente de recrutamento de diversidade e inclusão do Comitê Rio 2016.

“Buscamos pessoas que estão motivadas com esse evento e que acreditam no esporte como ferramenta de transformação da sociedade. Os profissionais poderão contribuir nas suas áreas de atuação para o legado esportivo”, completou.

Todos os contratados pelo Comitê Organizador serão registrados em carteira e terão direito aos benefícios estabelecidos por lei como: plano de saúde, odontológico, seguro de vida e vale refeição. Como o Comitê será dissolvido alguns meses após o término dos Jogos Paraolímpicos (18 de setembro), os profissionais também já têm a garantia de que receberão a multa rescisória e o FGTS.

“Os profissionais são contratados por tempo indeterminado, pois não temos data certa para fechar as portas. A dissolução vai acontecendo aos poucos, pois existe toda uma parte burocrática e de transferência de conhecimento para Tóquio (Comitê Organizador de 2020)”, disse Eloise.

Atualmente, o Comitê conta com cerca de 1.300 profissionais empregados. Há contratados que tiveram experiência no Comitê Organizador da Copa do Mundo e trabalharam em eventos de grande porte como a Jornada Mundial da Juventude

Topo