Vídeos

Vai ser preciso ficar acordado até tarde para ver Cielo e Bolt na Rio-2016

Montagem / UOL
Por causa da TV dos Estados Unidos, atletismo e natação terão horários noturnos na Rio-2016 imagem: Montagem / UOL

Do UOL, em São Paulo

Você já fez seu pedido de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro? Se fez, escolheu competições nobres de atletismo ou natação, esportes que terão nomes como Cesar Cielo, Michael Phelps e Usain Bolt em busca de lugares nos pódios cariocas? Iniciada na última terça-feira (31), a fase inicial da comercialização de entradas serviu para confirmar os horários dos eventos e mostrou que as decisões nobres, a despeito das críticas, serão realizadas à noite. Em alguns casos, será necessário dormir tarde para ver as disputas.

No atletismo, por exemplo, a final dos 100m rasos é o último evento programado para o dia 14 de agosto de 2016 (um domingo). A agenda noturna da modalidade nessa data tem início às 20h15 (horário de Brasília), e a previsão é que a prova nobre aconteça às 22h25 (se não houver atrasos).

A programação é ainda mais extensa no dia 20 de agosto (sábado), penúltima data do atletismo (no dia 21 haverá apenas a maratona masculina, com início previsto para 9h30). São 18 eventos, sete a mais do que a agenda do dia 14, e início às 20h10. A previsão é que as disputas terminem depois de 23h. As disputas do atletismo serão no Estádio Olímpico Nilton Santos, que fica a quase 15 quilômetros do centro do Rio de Janeiro.

As disputas do atletismo serão feitas em duas janelas. Com exceção da maratona, contudo, o período matutino será limitado a preliminares e provas menos nobres.

A natação seguirá a mesma lógica (classificatórias de manhã e decisões à noite). A diferença é que a agenda noturna começará ainda mais tarde do que a programação do atletismo – as primeiras provas na piscina do Estádio Aquático Olímpico, que fica a mais de 30 quilômetros do centro da cidade, estão agendadas para 22h.

No dia 12 de agosto (sexta-feira), por exemplo, há nove eventos previstos para as piscinas olímpicas (cinco provas e quatro cerimônias de premiação). A decisão dos 50m livres, especialidade do brasileiro César Cielo, é a quinta da lista.

A previsão inicial é que as últimas provas da natação da Rio-2016 terminem à meia-noite. Divulgada de forma não oficial em dezembro do ano passado, essa programação já havia gerado reclamação formal do Comitê Olímpico Australiano. “A exigência que estão fazendo aos atletas não é razoável”, avaliou John Coates, presidente da entidade, em um comunicado.

Jon Rudd, técnico da equipe inglesa de natação, endossou as críticas. “É um desrespeito com os atletas. Esses horários são ultrajantes”, disse o profissional à agência de notícias “Reuters”.

Ainda assim, as provas noturnas foram confirmadas no programa da Rio-2016. O principal motivo para isso é a audiência nos Estados Unidos – as disputas mais nobres foram posicionadas em horários adequados à TV do país. Em 2013, a rede NBC desembolsou US$ 7,65 bilhões (R$ 24,41 bilhões) para ter até 2032 os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos para o mercado norte-americano.

A agenda do vôlei de praia também foi diretamente influenciada por isso. A modalidade é muito popular nos Estados Unidos, e os últimos jogos das rodadas na Rio-2016 têm início previsto para 23h nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de agosto.

O mesmo vale para o basquete. A agenda da modalidade tem início às 12h15, mas o último jogo do dia começará às 22h30 (na primeira fase) e às 22h15 (quartas de final). As decisões do torneio masculino e do torneio feminino, contudo, estão marcadas para o período vespertino.

Topo