Vídeos

Ministério do Esporte confirma CEO da Copa no comando do vôlei até 2016

Júlio César Guimarães/UOL
Ricardo Trade nos tempos de manda-chuva da Copa de 2014; cartola assumirá o vôlei imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

O Ministério do Esporte confirmou, nesta terça-feira, que Ricardo Trade não trabalha mais como Secretário Nacional de Alto Rendimento. CEO do Comitê Organizador da Copa de 2014, ele irá cuidar da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) até os Jogos Olímpicos de 2016.

“O Ministério do Esporte informa que o secretário Nacional do Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Trade, se desliga do cargo nesta quarta-feira (1º.04). Ele assume a função de CEO da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) com o objetivo de coordenar o processo de reestruturação da entidade, no que conta com total apoio do ministro de Estado do Esporte, George Hilton”, disse o Ministério do Esporte em nota oficial.

A troca já era pública há semanas, mas é simbólica. Trade é, originalmente, um dirigente ligado ao vôlei. Até o ano passado, porém, foi o CEO do COL (Comitê Organizador Local) e homem-forte da organização da Copa do Mundo. Pela experiência adquirida, passou a ser valioso no mercado.

No início de 2015, o recém-empossado ministro George Hilton anunciou Trade como novo Secretário Nacional de Alto Rendimento. O cargo é chave na preparação brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016, pois é essa secretaria que faz a interlocução do Governo Federal com as confederações de cada esporte na preparação para a disputa no Rio de Janeiro.

Semanas depois de assumir, porém, Trade oficializa a troca. Com a CBV em crise desde o escândalo de corrupção deflagrado no ano passado, ele terá a missão de recolocar o vôlei nos trilhos até 2016, quando a confederação espera quatro medalhas nas quatro modalidades em disputa.

“O ministro elogiou o trabalho de Trade a frente da Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento e agradeceu o empenho na tarefa de, nos últimos meses, manter os programas federais de auxílio à preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016. O cargo de Secretário Nacional do Esporte de Alto Rendimento será ocupado pelo atual secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Carlos Geraldo”, completou a nota oficial do Ministério do Esporte, anunciando o substituto de Trade. 

Topo