Vídeos

Pan começa daqui a 100 dias e Brasil já tem 460 atletas garantidos

Daniel Ramalho/AGIF/COB
Brasil terá uma delegação numerosa no Pan do Canadá imagem: Daniel Ramalho/AGIF/COB

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Faltam 100 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos e a delegação brasileira já conta com 460 atletas garantidos na competição que será disputada entre os dias 10 e 26 de julho.

A expectativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil) é de que este número possa chegar até 600 no dia 15 de junho, quando se encerram as inscrições. Em Guadalajara (MEX)-2011, a delegação nacional foi composta por 515 esportistas.

Modalidades que costumam levar muito atletas como boxe e judô ainda não encerraram o processo classificatório. O mesmo se aplica ao atletismo, que tem apenas 15 competidores garantidos até o momento.  Esportes como golfe, tênis, tênis de mesa, saltos ornamentais também estão com as seletivas em andamento, seja por meio de rankings ou outras competições.

Dentre as modalidades olímpicas, a única no qual o Brasil não contará com representantes em Toronto é no hóquei sobre grama feminino, uma vez que a seleção fracassou na tentativa de classificação.

Já para os homens, os Jogos do Canadá serão decisivos para o futuro. A equipe nacional precisará ficar entre as seis primeiras na classificação final para ter o direito de disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016.

De todos as 52 modalidades em disputa nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil só não contará com representante em uma delas: o raquetebol, esporte com características similar ao squash. O país não conta nem sequer com uma confederação deste espotrte.

Desfalques no vôlei, futebol e natação

Apesar de a lista nominal de atletas ainda não ser disponibilizada pelo COB é certo que diversas modalidades não mandrão ao Canadá o que tem de melhor em termos de mão-de-obra.

O caso mais emblemático é o vôlei que contará com um time B tanto entre os homens, quanto entre as mulheres. No masculino, a competição será disputada em meio a fase final da Liga Mundial, que ocorrerá entre os dias 15 e 19 de julho no Maracanãzinho e servirá como evento-teste para a Olimpíada. Já a seleção feminina estará em meio à disputa do Grand Prix.

Na natação, o caso mais emblemático é o de Cesar Cielo. É muito provável que o tricampeão mundial dos 50m livre não viaje a Toronto para se poupar visando à disputa do Mundial de Kazan. No Canadá, as provas da modalidades serão entre os dias 14 e 18 de julho. Já na Rússia, as disputas ocorrem entre 2 e 9 de agosto.

No futebol, a CBF chegou a anunciar no ano passado que não madaria uma equipe masculina pelo fato de as partidas serem realizadas em um campo sintético. Porém, no início de março, a entidade informou que enviará sim representantes, entretanto não soube informar quais jogadores.

"Vamos participar do Pan, sim. Ainda estamos discutindo (qual time será enviado), porque o Sub-20 vai jogar o Mundial, e praticamente 15 dias depois já tem o Pan (os jogos começam em 11 de julho). Estamos nos reunindo e vamos divulgar certinho quem será essa equipe, essa comissão técnica", afirmou Gilmar Rinaldi, coordenador da CBF.

O COB tem preocurado não interferir na decisão de cada confederação, dando autonomia total para fazerem o melhor visando à preparação para os Jogos Olímpicos de 2016.

"Não fazemos exigência nenhuma para as confederações quanto ao que farão no Pan. Estamos focados totalmente em 2016, que os atletas cheguem lá no melhor se suas formas", disse ao UOL Esporte Adriana Behar, gerente geral de Planejamento Esportivo do COB.

Apesar disso, a meta do COB é repetir o que o Brasil fez há quatro anos, quando obteve 141 medalhas, ficando em segundo no quadro geral se levado em consideração o total de pódios, atrás apenas dos Estados Unidos, com 237.

Em ouros, o país foi terceiro, com um total de 48 medalhas. Cuba teve 58 e os Estados Unidos 92.

Confira todas as vagas já garantidas do Brasil em Toronto:

Atletismo: 10 (homens), 5 (mulheres)
Badminton: 4 (homens), 4 mulheres
Beisebol: Não classificou
Basquete: 12 (homens), 12 (mulheres)
Boxe: Não definido
Boliche: 2 (homens), 2 (mulheres)
Canoagem slalom: 4 (homens), 2 (mulheres)
Canoagem velocidade: 15 (homens/mulheres)
Caratê: 3 (homens), 4 (mulheres)
Ciclismo BMX: 2 (homens), 2 (mulheres)
Ciclismo de estrada: 4 (homens), 3 (mulheres)}
Ciclismo MTB: 2 (homens), 2 (mulheres)
Ciclismo de pista: 6 (homens), 3 (mulheres)
Esgrima: Não definido
Esqui aquático: 1 (homem), 1 (mulher)
Futebol: 18 (homens), 18 (mulheres)
Ginástica artística: 5 (homens), 5 (mulheres)
Ginástica rítmica: 8 (mulheres)
Golfe: Não definido
Handebol: 15 (homens), 15 (mulheres)
Hipismo CCE: 4 (homens/mulheres)
Hipismo saltos: 5 (homens/mulheres)
Hipismo adestramento: 4 (homens/mulheres)
Hóquei sobre grama: 16 (homens)
Judô: Não definido
Levantamento de peso: 3 (homens), 5 (mulheres)
Lutas: 2 (mulheres)
Maratona aquática: 2 (homens), 1 (mulher)
Nado sincronizado: 9 (mulheres)
Natação: 18 (homens) e 18 (mulheres)
Patinação artística: 1 (homem), 1 (mulher)
Pentatlo moderno: 2 (homens), 2 (mulheres)
Polo aquático: 13 (homens), 13 (mulheres)
Remo: 16 (homens), 6 (mulheres)
Rúgbi: 12 (homens), 12 (mulheres)
Saltos ornamentais: Não definido
Softbol: 15 (mulheres)
Squash: 3 (mulheres)
Taekwondo: 4 (homens), 4 (mulheres)
Tênis: Não definido
Tênis de mesa: Não definido
Tiro com arco: 3 (homens), 3 (mulheres)
Tiro esportivo - carabina e pistola: 8 (homens), 3 (mulheres)
Tiro esportivo - prato: 5 (homens), 3 (mulheres)
Trampolim: 1 (homem), 1 (mulher)
Triatlo: 3 (homens), 3 (mulheres)
Vela: 18 (homens/mulheres)
Vôlei: 12 (homens), 12 (mulheres)
Vôlei de praia: 2 (homens), 2 (mulheres)
Wakeboard: 1 (homem)Total: 460

Topo