Vídeos

Rio quer mudar eleições de 2016 por causa da Olimpíada

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro quer mudar o calendário nacional das eleições de 2016 por causa da Olimpíada. Para alcançar tal objetivo, o secretário executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio, Pedro Paulo, apresentou nesta sexta-feira (20) uma proposta para alteração das propagandas eleitorais em rádio e televisão no país inteiro, e mais uma ideia de restrição para publicidade em imóveis e vias públicas cariocas.

Segundo Pedro Paulo, as propostas fazem parte de um pacote olímpico de medidas que a prefeitura pretende tomar para facilitar a realização dos Jogos de 2016. Ele declarou nesta manhã que o município vai negociar com o governo federal o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional visando à adaptação do calendário eleitoral à Olimpíada.

Pelo projeto, o início da transmissão da propaganda eleitoral em rádio e televisão seria adiado de 16 de agosto para depois do dia 21, data do encerramento dos Jogos. Assim, a transmissão de competições olímpicas não teria que ser interrompida. "Imagina você ter que cortar uma prova do Usain Bolt para ter que passar a propaganda de um vereador", justificou Pedro Paulo.

O secretário explicou ainda que, esse mesmo projeto deve prever a proibição de propaganda eleitoral em ruas e avenidas do Rio durante a Olimpíada. "Dessa forma, propaganda de candidatos não apareceriam durante a transmissão de uma maratona, por exemplo", afirmou Pedro Paulo.

"Tem que haver uma compreensão dos partidos", complementou ele. "O Rio de Janeiro estará vivendo um momento muito especial. Não acho que devemos ter candidatos pedindo voto durante um evento como esse."

O secretário afirmou que, caso as mudanças nas eleições não sejam aprovadas no Congresso, a prefeitura vai tentar negociar com partidos e os tribunais eleitorais medidas pontuais que colaborem para a realização da Olimpíada.

Benefício próprio?

Pedro Paulo é hoje o segundo político mais importante da administração municipal, atrás só do prefeito Eduardo Paes. O próprio Paes já afirmou que ele será o seu candidato a prefeito nas eleições de 2016 devido ao seu trabalho na prefeitura.

Envolvido com a organização da Olimpíada, Pedro Paulo deve aparecer em eventos públicos dos Jogos. Se o que as medidas que ele propôs forem aprovadas, seus adversários de 2016 não poderão apresentar propostas neste período.

Questionado, Pedro Paulo negou que as mudanças sirvam para o beneficiar. Também desconversou sobre sua candidatura. "Qualquer que seja o candidato, tem que haver uma compreensão de que o período será especial."

Férias e feriados

O secretário também anunciou medidas municipais para a Olimpíada. Um projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores nos próximos dias deve prever mudanças em férias escolares e a criação de feriados durante os Jogos.

Pela proposta da prefeitura, escolas municipais e particulares devem liberar suas alunos para as férias de 25 de julho a 26 de agosto de 2016. A Olimpíada do Rio acontecerá entre 5 e 21 de agosto do mesmo ano.

Trabalhadores comuns também não teriam que trabalhar no dia 5 de agosto (data da abertura da Olimpíada) e no dia 18 de agosto (dia das provas de triatlo).

A prefeitura ainda quer proibir o estacionamento e os horários de cargas e descarga no entorno de locais de competição, as obras em vias públicas e restringir a publicidade ao ao livre por causa da Olimpíada.

As mudanças na publicidade, aliás, são um compromisso do Brasil com o COI (Comitê Olímpico Internacional). Durante a Olimpíada, só o comitê olímpico e seus patrocinadores poderão fazer propagandas em pontos de ônibus ou relógios de rua, por exemplo. É uma exigência do COI.
 

Topo