Vídeos

Operação no joelho ameaça presença de Robert Scheidt no Pan de Toronto

Thom Touw/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

O bicampeão olímpico Robert Scheidt terá de correr contra o tempo se quiser disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho. Com uma lesão no joelho direito, ele terá apenas uma competição para provar que está recuperado antes do anúncio da seleção brasileira que vai ao Pan.

Na semana passada, o velejador sofreu uma lesão no joelho direito, enquanto treinava no Rio de Janeiro. Ele foi submetido a uma artroscopia no menisco no dia seguinte e deve ficar pouco mais de um mês afastado das competições. Hoje, ainda anda com ajuda de muletas.

Ele viaja na próxima semana para a Espanha, onde competiria no Troféu Princesa Sofia, que começa no dia 28 de março. Com a lesão, porém, não entrará na água: fará fisioterapia e apenas acompanhará a mulher, a lituana Gintare Scheidt, que compete na classe Laser Radial. O retorno às competições está previsto para a etapa da Copa do Mundo de Vela em Hyéres, na França, entre os dias 20 e 26 de abril.

O problema é que a seleção que vai ao Pan será anunciada justamente depois da competição francesa. E a classe Laser é uma das poucas em que o Brasil tem dois concorrentes com resultados expressivos brigando pela indicação. Bruno Fontes é, atualmente, o décimo colocado do ranking mundial – Scheidt é o terceiro da lista. Isso significa que, caso os problemas físicos atrapalhem o bicampeão olímpico, a vaga pode ficar com o catarinense.

Aos 41 anos, Scheidt está em seu primeiro ciclo olímpico desde a volta à classe Laser. Nas últimas duas Olimpíadas, ele competiu na classe Star, ao lado de Bruno Prada - a dupla conquistou a medalha em ambas, prata em Pequim-2008 e bronze em Londres-2012. Na classe Laser, ele conquistou três medalhas olímpicas, dois ouros (Atlanta-1996 e Atenas-2004) e uma prata (Sydney-2000). Como a Star foi excluída dos Jogos para o Rio-2016, ele voltou a sua antiga classe em 2013 - no mesmo ano, conquistou o título mundial da classe pela nona vez (ele tem três títulos mundiais da Star).

Reprodução/Facebook
Robert Scheidt, de muletas, entre destaques do esporte nacional, Duda Amorim (handebol), Vitor Pennalber (judô), Fabiana Murer (atletismo) e Marcus Vinicius (tiro com arco), no Centro de Treinamento do COB, no Rio imagem: Reprodução/Facebook

O anúncio da seleção que vai ao Pan será feito em abril para as classes olímpicas que também estão no programa pan-americano: RS:X masculina e Feminina, Laser, Laser Radial e 49er FX. Os demais representantes brasileiros já estão definidos: Alexandre Paradeda e Lucas Aydos na Snipe, João Hackerott na Sunfish, o trio Claudio Biekarck, Gunnar Ficker e Maria Hackerott na Lightning, Cláudio Teixeira e Bruno Oliveira na Hobie Cat 16 e Maurício Santa Cruz, Daniel Santiago, Alexandre Saldanha e Guilherme Hammelman na J24.

Topo