Vídeos

Presidente do COI volta ao Brasil e encontra-se com Dilma na terça

Roberto Stuckert Filho/ PR
Dilma Rousseff reuniu-se com Thomas Bach em janeiro de 2014, em Brasília imagem: Roberto Stuckert Filho/ PR

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, está de volta ao Brasil. Nesta terça-feira (24), ele vai se reunir com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

O encontro deve ocorrer no Palácio do Planalto, no início da tarde. O ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o ministro do Esporte, George Hilton, participam da reunião.

Foi Bach quem pediu para encontrar Dilma Rousseff. Desde fevereiro, quando o presidente do COI já sabia que viria ao Brasil, ele tentava agendar uma reunião com a presidente.

A confirmação do encontro só surgiu nesta segunda-feira (23). Não foi divulgada qual será a pauta da sessão.

Essa é a terceira vez que o presidente do COI visita o Brasil desde sua posse no comitê. A primeira foi em janeiro do ano passado, quando também esteve com Dilma. A segunda aconteceu pouco depois, em julho.

Na época, Bach elogiou o esforço do Brasil para a organização da Rio-2016, mas cobrou definições sobre o pagamento de contas olímpicas.

De lá para cá, o governo divulgou a Matriz de Responsabilidade da Olimpíada, documento que lista as obras essenciais para os Jogos e seus pagadores. Nem tudo o que será feito para a Rio-2016, porém, tem responsável definido.

Na segunda-feira, por exemplo, o Ministério do Esporte anunciou que pagará equipamentos esportivos, energia e segurança dos Jogos. O pagamento das estruturas temporárias, contudo, segue indefinido.

Bach deve ficar no Brasil até sabádo. A partir de quinta-feira, ele participa de uma reunião do Comitê Executivo do COI que acontece no Rio de Janeiro.

Dezenas de membros do orgão, aliás, já estão na cidade-sede dos próximos Jogos Olímpicos. Antes de participarem da reunião do Comitê Executivo, eles avaliam a preparação do Rio para a Olimpíada.

Topo