Vídeos

Governo assume gasto com segurança da Olimpíada e quer polícia nas arenas

Vinícius Konchinski/UOL
Seguranças privados atuaram na Copa. Na Rio-2016, PM deve voltar a estádios imagem: Vinícius Konchinski/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Copa do Mundo de 2014 serviu para a implantação de um novo padrão de segurança nos estádios do país. A partir do Mundial, seguranças privados –os chamados stewards—substituíram os policiais e passaram a zelar pela integridade de torcedores e atletas dentro das arenas. Pois é. Mas na Olimpíada isso pode mudar de novo.

O governo federal resolveu assumir a responsabilidade pela segurança das arenas olímpicas durante a Rio-2016. O serviço, que seria pago pelo Comitê Organizador dos Jogos, agora será custeado pela União. E para reduzir essa nova conta, o governo pretende empregar policiais ou militares na proteção dos espectadores e esportistas.

O novo ministro do Esporte, George Hilton, confirmou nesta segunda-feira (23) que será a União quem pagará a conta da segurança, não mais o Comitê Organizador Rio-2016. Já o secretário executivo do ministério, Ricardo Leyser, adiantou que a ideia é empregar policiais ou militares nesta tarefa, assim como foi feito nos Jogos Pan-americanos de 2007, também sediados pelo Rio de Janeiro.

“Raio-x, detector de metal e a segurança dentro da instalação. Essa operação foi assumida pelo governo federal”, detalhou o secretário Leyser. “O governo vai analisar como, com as forças de segurança ou com as Forças Armadas, é possível fazer isso. Há a possibilidade de baratear o custo da segurança significativamente.”

O governo ainda não tem uma previsão de quanto a segurança dos Jogos vai custar, mesmo com essa economia.

Leyser afirmou que o governo ainda avalia como empregar os agentes públicos na segurança da Rio-2016. Segundo ele, é possível pagar salários extras aos policiais que integrarem a equipe de segurança de um ginásio, por exemplo. Também é possível convocar profissionais aposentados para que eles trabalhem e ganhem pelo serviço. “Esses desenhos todos irão para a mesa. Isso ainda será definido.”

O secretário do ministério afirmou que não necessariamente os policiais estarão armados dentro das arenas. Disse também que eles poderão trabalhar sem farda, como já ocorreu no Pan-2007. “Usamos agentes da Força Nacional de Segurança nas arenas e eles estavam vestindo um uniforme especial”, explicou.

Visita do COI

Leyser e o ministro Hilton participaram nesta manhã de uma reunião com membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) no Rio de Janeiro. Dentre os presentes, estava o presidente do comitê, Thomas Bach.

O encontro fez parte de um dos compromissos incluídos na agenda da visita de membros do COI ao Rio de Janeiro. Membros do Comitê Olímpico chegaram ao Brasil no domingo. Só vão embora no sábado.

No Rio, eles avaliarão o andamento dos projetos relacionados à Olimpíada de 2016 de terça a quarta. De quinta a sábado, participarão de uma reunião do comitê executivo da entidade.

O ministro Hilton disse que já conversou sobre os Jogos Olímpicos com integrantes do COI. Segundo ele, a impressão dos membros do comitê é boa. "O COI está entusiasmado. Oferecemos a segurança que as obras serão entregues a tempo e que as exigência do Comitê Organizador Rio-2016 serão cumpridas", disse.

Topo