Vídeos

Olimpíada de 2016 será no Rio, mas também pode passar por sua cidade

Vinicius Konchinski

DO UOL, no Rio de Janeiro

Que a Olimpíada de 2016 acontecerá no Rio de Janeiro muita gente já sabe. O que nem todos estão cientes, porém, é que ela acontecerá também fora da capital fluminense. Pode, inclusive, passar por bem mais cidades do que as já oficialmente confirmadas até agora.

O Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 já anunciou que pelo menos quatro outras capitais brasileiras vão receber eventos olímpicos no ano que vem. Além do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador serão sedes do torneio de futebol da Olimpíada.

O governo brasileiro e o próprio comitê, contudo, ainda trabalham para levar os Jogos de 2016 para outros locais do país. Segundo os organizadores da Olimpíada, ainda existem três chances para que outros municípios façam parte do maior evento esportivo do mundo.

Mais cidades-sedes para o futebol

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, Carlos Nuzman, já afirmou que o torneio olímpico de futebol pode ganhar até mais duas sedes, além das já anunciadas. Nuzman e dirigentes da Fifa estudam a possibilidade de cidades-sede da Copa 2014 receberem jogos da Olimpíada.

Porto Alegre, Manaus e Fortaleza já manifestaram publicamente a intenção de ser uma subsede olímpica. Prefeitos e governos locais, no entanto, disseram que ainda precisam ter acesso à lista de exigências da organização da Rio-2016 para realmente terem certeza se podem virar um local de competição.

Segundo o Comitê Rio-2016, um bom estádio, acomodação, segurança e transporte são pontos essenciais para municípios que pretendem receber uma partida do torneio olímpico de futebol. O apoio da Fifa também contará, já que a decisão final sobre os locais dos jogos também depende da entidade máxima do futebol.

Sua cidade pode receber uma delegação olímpica

Setenta e três cidades brasileiras, de 18 Estados, têm centros esportivos em condições de servir para o treinamento ou aclimatação de atletas no período pré-Olimpíada. A ideia do Comitê Rio-2016 e do governo é incentivar que delegações estrangeiras venham ao Brasil antes dos Jogos e hospedem-se em diferentes locais do país, ampliando a participação de cidades na Olimpíada.

Com esse objetivo, o Ministério do Esporte montou um catálogo de equipamentos esportivos aptos receber os atletas olímpicos. Incluídas nesse catálogo, cidades como Belo Horizonte e Uberlândia já conseguiram atrair atletas de outros países para um período de treinamento antes da Rio-2016.

A capital mineira receberá a delegação olímpica britânica antes dos Jogos. Já Uberlândia será centro de treinamento e aclimatação dos atletas irlandeses.

Foram os próprios comitê olímpicos dos dois países quem definiram o local da estadia de seus atletas antes do início da Rio-2016. Outros comitês seguem avaliando onde hospedarão seus atletas. Isso significa que outros municípios ainda têm chance servir de base para um time olímpico internacional.

Tocha olímpica passará por todo país

Se sua cidade não receber nenhuma partida de futebol ou uma delegação olímpica, pode ser que ela vire pelo menos um ponto de passagem da tocha olímpica. O símbolo da Olimpíada viajará por todo o país meses antes do início do Jogos.

O comitê organizador do evento já informou que todas as capitais brasileiras devem receber a tocha. Municípios do interior também têm chance de virar ponto de passagem da chama olímpica. Tudo isso, porém, ainda está em negociação entre o próprio comitê e seus patrocinadores.

Vale lembrar que, na Copa do Mundo de 2014, a taça do torneio passou pelas 27 capitais brasileiras, de abril a junho do ano passado. Por onde passou, a taça atraiu a atenção de milhares de pessoas.

Topo