UOL Olimpíadas 2008 Reportagens Especiais
 
Seleção vai rever Camarões, algoz de Sydney

Seleção vai rever Camarões, algoz de Sydney

Veja fotos da vitória sobre a China

13/08/2008 - 16h02

Sina contra africanos pauta seqüência da seleção nas Olimpíadas

Bruno Freitas
Em Qinhuangdao (China)

Para chegar às semifinais, nos compromissos que de fato valerão medalha nos Jogos de Pequim, a seleção masculina de futebol do Brasil terá necessariamente que passar antes por cima de um trauma recente em participações olímpicas: vencer um adversário do continente africano.

As últimas duas missões do futebol do Brasil pelo sonhado e inédito ouro olímpico esbarraram justamente em rivais da África, como Camarões, equipe que cruzará o caminho da seleção de Dunga nas quartas-de-final dos Jogos de Pequim, em duelo definido após o desfecho da primeira fase nesta quarta-feira.

A última das três medalhas olímpicas do futebol brasileiro em torneios masculinos foi conquistada nos Jogos de Atlanta, em 1996, depois de uma dramática derrota para a Nigéria na semifinal, e de uma goleada sobre Portugal na disputa pelo bronze.

BRASIL X AFRICANOS
Marcelo Sayao/EFE
Nos Jogos de Sydney-00, Brasil perdeu na prorrogação por 2 a 1
TÓQUIO-1964
Brasil 1 x 1 Egito
CIDADE DO MÉXICO-1968
Brasil 3 x 3 Nigéria
LOS ANGELES-1984
Brasil 2 x 0 Marrocos
SEUL-1988
Brasil 4 x 0 Nigéria
ATLANTA-1996
Brasil 1 x 0 Nigéria
Brasil 4 x 2 Gana
Brasil 3 x 4 Nigéria
SYDNEY-2000
Brasil 1 x 3 África do Sul
Brasil 1 x 2 Camarões
DESEMPENHO
Jogos: 9
Vitórias: 4
Empates: 2
Derrotas: 3
Gols pró: 20
Gols contra: 15
O BRASIL VAI REPETIR 2000?
LEIA MAIS SOBRE O FUTEBOL
GAÚCHO ESTÁ MOTIVADO
TIME RELEMBRA COPA DE 94

Na oportunidade, a seleção de Zagallo, Bebeto, Ronaldo, Dida e Rivaldo chegou a abrir 3 a 1, mas cedeu empate aos nigerianos, que definiram a vitória na semifinal com a virada na prorrogação. A dor pela eliminação foi ampliada pelo fato de o Brasil ter batido o mesmo adversário na fase de grupos em Atlanta.

Em 2000, na última aparição olímpica da seleção, a campanha acabou com revés nas quartas-de-final para Camarões, mesmo rival de Pequim. Como quatro anos antes, a derrota teve requintes de crueldade, pois o Brasil empatou o jogo no fim, com Ronaldinho Gaúcho em cobrança de falta, mas foi batido na prorrogação, quando o adversário tinha dois jogadores a menos em campo.

Também em Sydney, mas ainda na primeira fase, a seleção então dirigida por Vanderlei Luxemburgo tropeçou em outra seleção do mesmo continente, com revés diante da África do Sul.

A coincidência que une as derrotas de 1996 e 2000 é que tanto Nigéria como Camarões tiveram como destino final o ouro olímpico depois de eliminar o Brasil da disputa.

Símbolo da equipe que fracassou contra os camaroneses há oito anos, na experiência olímpica que antecedeu a disputa dos Jogos de Pequim (O Brasil não se classificou para Atenas-2004), Ronaldinho admite que leva para o reencontro com os africanos um 'algo a mais' de motivação, que recusa a denominar de revanche.

"Não existe vingança. É uma grande coincidência, por ser a mesma seleção. Mas claro que existe uma motivação pessoal da minha parte nesse jogo, por tudo que aconteceu", comentou o camisa 10 do Brasil nas Olimpíadas 2008.

"A diferença desta vez para o jogo de 2000 é que hoje estou mais experiente. Acho que isso é melhor", emendou Ronaldinho Gaúcho.

O técnico Dunga, por sua vez, prefere minimizar o retrospecto recente contra africanos em Olimpíadas e lançar olhar histórico para uma vitória sobre os adversários das quartas-de-final, citando o triunfo sobre Camarões na Copa de 1994.

"Lembro de 2000. Mas me lembro mais de 1994. E todo campeonato é assim. Você vai eliminando e uma hora ou outra encontra um africano. Estaremos mais concentrados porque é um jogo eliminatório", comentou o treinador.

Se o Brasil passar por Camarões, não significa que estará livre de novos africanos pelo caminho. Do outro lado da chave, a Nigéria, que liderou o grupo B de forma invicta, enfrenta a Costa do Marfim, segundo colocado da chave A. O vencedor poderá cruzar o Brasil em uma eventual decisão ou disputa da medalha de bronze.

Histórico de equilíbrio

Ao todo, o Brasil já cruzou com adversários da África em Jogos Olímpicos em nove oportunidades, com quatro vitórias, dois empates e três derrotas. No entanto, os três insucessos em questão aconteceram justamente nas últimas duas participações do país no evento, em 1996 e 2000.

A última vitória da seleção contra equipes africanas foi nos Jogos de Atlanta, há doze anos, com 4 a 2 sobre Gana. Depois disso, o Brasil só colecionou fracassos contra os adversários do continente em questão.

Compartilhe: