UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 11h12

Seleção cita Copa de 94 e minimiza trauma olímpico contra Camarões

Bruno Freitas
Em Qinhuangdao (China)
Mais uma vez o Brasil terá Camarões pelas quartas-de-final de uma Olimpíada. Em 2000, na última participação do futebol masculino nos Jogos, a seleção sofreu o gol de ouro na prorrogação e se despediu do torneio. A derrota, entretanto, não assusta a atual equipe nacional, que prefere lembrar outro confronto contra os africanos para se inspirar: os 3 a 0 da Copa de 1994, no início da campanha do tetracampeonato mundial.

Marcelo Sayao/EFE
Após marcar seu primeiro gol nos Jogos, Diego descartou clima de revanche
VEJA AS FOTOS DO JOGO
BRASIL VENCE SELEÇÃO DA CHINA
PROVOCAÇÃO DESPERTOU A SELEÇÃO
O primeiro a relembrar a vitória de 14 anos atrás foi o técnico Dunga.

"Lembro de 2000. Mas me lembro mais de 1994. E todo campeonato é assim. Você vai eliminando e uma hora ou outra encontra um africano. Estaremos mais concentrados porque é um jogo eliminatório", disse o treinador.

O meia Diego, que tinha nove anos em 1994, também recuperou a vitória pela Copa do Mundo após a vitória sobre a China nesta quarta-feira em Qinhuangdao.

"O histórico contra Camarões não é só negativo. Tem a vitória de 94 também. Vivemos um momento excelente e respeitamos o adversário. Independente do nome", disse o jogador, que abriu o placar contra a China e sofreu a falta que originou o primeiro gol de Thiago Neves.

"Cada jogo é um leão que encaramos. Enfrentamos e vencemos todos os jogos até aqui. Espero que possamos melhorar ainda mais", completou o meia.

Em 1994, o Brasil fez 3 a 0 sobre Camarões em partida válida pela primeira fase da Copa do Mundo dos Estados Unidos com gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto.

Em Sydney-2000, por sua vez, quem balançou as redes pelo Brasil foi Ronaldinho Gaúcho. No entanto, depois de um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, a seleção acabou sendo eliminada no gol de ouro.

Compartilhe: