UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Pentatlo Moderno

27/08/2008 - 11h15

Brasil chega perto da medalha, mas vê chance escapar no hipismo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

O Brasil contou apenas com uma representante na disputa do pentatlo moderno das Olimpíadas. A pernambucana Yane Marques chegou à China sem qualquer badalação mesmo tendo levado ouro nos Pan do Rio de Janeiro e, por muito pouco, não conquistou o primeiro trunfo nacional na modalidade desconhecida pela maioria dos brasileiros.

Divulgação/COB
Yane Marques acabou em 24º lugar na corrida com o tempo total de 11min01s61
ENTENDA O PENTATLO MODERNO
VEJA O PERFIL COMPLETO DE YANE
MAIS DA DISPUTA ENTRE OS HOMENS

Em Pequim, Yane fitou com a medalha, mas acabou em 18º lugar por conta de uma apresentação irregular no hipismo. Ela esteve sempre próxima das primeiras posições durante as três primeiras modalidades disputadas - tiro, natação e esgrima. Mas, no final, "caiu do cavalo".

Yane chegou a liderar durante a prova de pistola de ar 10 m e fechou o primeiro dia da modalidade - que também conta com a disputa da esgrima - na sétima colocação. Na seqüência, ainda conseguiu galgar uma posição na classificação geral com bom desempenho na natação.

A grande decepção de Yane, porém, foi o hipismo. A pernambucana saiu com a montaria Lili, escolhida por sorteio. Lili, porém. já se mostrava nervosa antes mesmo de começar a apresentação. Logo no primeiro obstáculo, marcou a primeira falta para a brasileira. Haveria ainda mais quatro, além de um refugo que custou 40 pontos de penalização para a Yane.

Na corrida, Yane foi a 15ª a largar, 1min22s após a líder, a alemã Lena Schoneborn, que se sagrarou campeã olímpica ao somar 5.792 pontos mesmo com um nono lugar nos 3.000 m rasos. Já a brasileira acabou em 24º lugar na última prova, com o tempo de 11min01s61.

A medalha de prata do pentatlo moderno foi para Heather Fell, do Reino Unido, que marcou 5.752 no total. Victoria Tereshuk, da Ucrânia, foi bronze com 5.672. A brasileira, por sua vez, teve 5.332 pontos.

No masculino o Brasil não foi representado. O ouro ficou com o russo Andrey Moiseev, que amealhou 5.632 pontos nas cinco modalidades. Foi seguido dos lituanos Edvinas Krungolcas, prata com um total de 5.548, e Andrejus Zadneprovskis, bronze com 5.524.

Compartilhe: