Futebol

Como ouro olímpico pode abastecer Tite e manter Micale até Jogos de Tóquio

Laurence Griffiths/Getty
Treinador do sub-20, Micale sai valorizado com medalha de ouro na Olimpíada imagem: Laurence Griffiths/Getty

Dassler Marques, Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A conquista da medalha de ouro olímpica coloca o treinador Rogério Micale em novo patamar. Comandante da equipe sub-20 até pouco mais de dois meses, ele agora tem a perspectiva de se tornar alvo de assédio de equipes da primeira divisão do futebol brasileiro. A principal esperança na CBF para que Micale siga está justamente nos Jogos Olímpicos.

Em discussão há alguns meses na entidade, o projeto para que a seleção sub-23 siga com calendário próprio até os Jogos de Tóquio poderá ser levado adiante e, se aprovado, teria o treinador medalhista de ouro como referência. Nesse sentido, a conquista no Rio de Janeiro contribuiu para que o investimento necessário possa ser feito pela CBF pelos próximos anos.

Por enquanto, Micale segue como comandante do time sub-20 e tem convocação realizada para amistosos em setembro. Segundo o script, ele seria também o treinador do Brasil no Sul-Americano da categoria no começo de 2017. Entretanto, em entrevistas anteriores, deixou no ar a ideia de dar um salto na carreira a partir da Olimpíada. Ele não tem experiência em equipes profissionais. 

Se ficar, o treinador também pode ser importante para uma transição que Tite deve colocar em prática. A tendência é que campeões olímpicos possam fazer parte dos planos do treinador na seleção principal a partir da próxima segunda-feira, quando convoca a equipe para as Eliminatórias. Valorizados, jogadores como Marquinhos, Douglas Santos, Walace, Gabriel e Luan, além dos experientes Neymar e Renato Augusto, estão nos planos.

Na última quinta-feira, Micale chegou a questionar qual seria o futuro dos demais campeões olímpicos que não fossem aproveitados imediatamente por Tite, mas o treinador da equipe principal tem uma ideia clara sobre cada um deles. O auxiliar técnico Cléber Xavier e ele acompanharam os passos da equipe Sub-23 desde a primeira semana de preparação. Pesa, além disso, o ritmo de competição desses atletas. 

A questão é se Tite inicialmente vai dar mais espaço aos experientes, pela pressão nas Eliminatórias, ou também aos jovens, em alta pela conquista olímpica. A lista a ser divulgada na segunda é mistério, mas uma coisa está clara na cabeça do treinador. Vários dos conceitos de jogo de Micale se coincidem com ele e serão aplicados no time que caminhará por um lugar até a Copa da Rússia. 

Topo