! 10 coisas para você saber sobre o Dia 15 dos Jogos Olímpicos do Rio - 21/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

10 coisas para você saber sobre o Dia 15 dos Jogos Olímpicos do Rio

Do UOL, em São Paulo

O Dia 15 dos Jogos Olímpicos foi histórico para o Brasil. Depois de anos de espera, o futebol masculino, enfim, conquistou a medalha de ouro. Além do time de Rogério Micale, Isaquias Queiroz e Maicon Andrade também levaram a bandeira brasileira ao pódio.

O sábado (20) olímpico ainda contou com a continuidade da dinastia do basquete feminino dos Estados Unidos e com Ryan Lochte se manifestando sobre a polêmica dos nadadores americanos no Rio de Janeiro.

Confira o que de melhor aconteceu no sábado olímpico:

Enfim, o ouro!

Reuters
imagem: Reuters

O sonho do ouro virou realidade. Contra a Alemanha, no Maracanã, a seleção brasileira venceu na disputa de penalidades após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. O lugar mais alto do pódio olímpico vem depois de o Brasil bater na trave em 1984, 1988 e 2012, edições de prata.

Isaquias completa a história

William West/AFP
imagem: William West/AFP

Isaquias Queiroz completou sua maratona olímpica conquistando a terceira medalha na canoagem de velocidade. Ao lado de Erlon Souza, o brasileiro faturou a prata na prova C2-1000m. Eles lideravam até a parte final, mas forma ultrapassados pelos alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey. Com o pódio, Isaquias se torna o primeiro brasileiro a acumular três medalhas em uma mesma edição. “Eu sou o mesmo Isaquias. Continuo o mesmo Isaquias sem rim”, afirmou após a conquista. Como “recompensa”, ele acabou dispensado da dupla pelo técnico Jesús Morlán.

A improvável medalha do dia

Jamie Squire/Getty Images
imagem: Jamie Squire/Getty Images

Uma surpresa foi responsável pela última medalha brasileira no sábado (20). Classificado abaixo do top 20 do ranking olímpico da Federação Internacional do teakwondo, Maicon Andrade faturou o bronze acima de 80 kg - categoria que Anderson Silva cogitou disputar para tentar a vaga olímpica. Ele venceu o marfinense naturalizado britânico Mahana Cho por 5 a 4. "Por mais que eu tente explicar, é uma sensação única. É um sonho. Não tem como explicar como é estar aqui”.

Ouro após polêmica

LUCY NICHOLSON/REUTERS
imagem: LUCY NICHOLSON/REUTERS

Depois de polêmicas por causa da alta taxa de testosterona em seu corpo e ser considerada uma atleta intersexual, Caster Semenya confirmou seu favoritismo e conquistou a medalha de ouro nos 800 metros rasos feminino.

Quem para a seleção americana de basquete?

Eric Gay/AP
imagem: Eric Gay/AP

Ninguém parece ser capaz de vencer a seleção norte-americana de basquete feminino. Contra a Espanha, elas venceram por 101 a 72 e conquistaram o hexacampeonato olímpico. De quebra, completaram 20 anos de invencibilidade – a última derrota foi em Barcelona-1992.

Carrascas brasileiras são ouro

REUTERS/Yves Herman
imagem: REUTERS/Yves Herman

Responsável por eliminar o Brasil nas quartas de final, a China terminou com a medalha de ouro no vôlei feminino. Neste sábado, no Maracanãzinho, as chinesas superaram a Sérvia, por 3 sets a 1, e subiram no lugar mais alto do pódio. A conquista significa o terceiro ouro chinês em Jogos Olímpicos. Antes disso, o país asiático havia vencido o torneio nas edições de Los Angeles-1984 e Atenas-2004.

A “pessoa especial” de Neymar

Reprodução
imagem: Reprodução

Assim que conquistou a medalha de ouro, Neymar partiu em direção à arquibancada do Maracanã. No local estava atriz Bruna Marquezine, em quem deu um longo abraço. Os dois namoravam até o início de agosto de 2014. Questionado sobre o motivo de ter ido para a torcida, Neymar disse: “prometi para uma pessoa especial que se fosse campeão eu iria até ela na arquibancada”.

Mo Farah volta para casa com dois ouros

AFP PHOTO / Adrian DENNIS
imagem: AFP PHOTO / Adrian DENNIS

O britânico Mo Farah conquistou neste sábado, no Engenhão, o bicampeonato olímpico nos 5.000 m, repetindo a medalha de ouro que havia ganhado em Londres, há quatro anos. Além dessa, o atleta voltará para o Reino Unido com a medalha de ouro nos 10.000 metros, prova em que também foi campeão na Rio-2016.

A gigante de 1,62m do handebol

AFP PHOTO / FRANCK FIFE
imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

A medalha de ouro russa no handebol feminino foi liderada por uma atleta de apenas 1,62m. Anna Vyakhireva foi fundamental na vitória por 22 a 19 sobre a França. Ela marcou cinco vezes em seis arremessos tentados. Após a conquista, as atletas foram comemorar junto com Yelena Isinbayeva, que foi proibida de competir na Rio-2016, assim como os russos do atletismo. “Esperamos por isso por um longo tempo! Sim! Vitória! Parabéns, meninas!”, escreveu a nova membro da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Lochte diz ter exagerado

Reprodução
imagem: Reprodução

Quase uma semana depois do início da polêmica sobre o suposto assalto, Ryan Lochte deu uma entrevista à “Globo”. O nadador se desculpou pela confusão criada e admitiu ter exagerado no relato do ocorrido. “Se eu não tivesse exagerado a história, ou contado ela completa, nada disso teria acontecido. Estava altamente intoxicado e fiz acusações imaturas. Se não tivesse feito isso, nada disso teria acontecido”, afirmou.

Topo