Relatos das provas

Sérvia bate Austrália e vai à 1ª final olímpica desde o fim da Iugoslávia

AFP / Mark Ralston
Sérvia não teve trabalho para vencer a Austrália e avançar à final da Rio-2016 imagem: AFP / Mark Ralston

do UOL, em São Paulo

Demorou 20 anos, mas a Sérvia está "de volta" à final do basquete olímpico masculino. Nesta sexta-feira, na Arena Carioca 1, a seleção do Leste Europeu atropelou a Austrália por 87 a 61 para chegar à sua primeira decisão após o fim da Iugoslávia.

Agora, a Sérvia terá pela frente os Estados Unidos, que bateram a Espanha mais cedo nesta sexta. A disputa, valendo a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, será uma "reedição" de Atlanta-1996, quando o Dream Team venceu a então Iugoslávia (que já não contava mais com atletas croatas, macedônios, eslovenos e bósnios) por 95 a 69 para subir no lugar mais alto do pódio.

Nesta sexta-feira, a Sérvia praticamente não teve dificuldades. A Austrália, que deu trabalho ao Estados Unidos na primeira fase da competição, parecia não ter entrado em quadra. Para se ter uma ideia, a equipe da Oceania marcou apenas cinco pontos no primeiro quarto e nove no segundo período, enquanto os europeus somaram 35 no primeiro tempo.

O destaque da partida foi Teodosic. Além de ser o cestinha do duelo com 22 pontos, o armador sérvio ainda distribuiu cinco assistências e pegou dois rebotes defensivos. Ele terminou com um aproveitamento de 64% dos chutes em quadra, sendo sete convertidos de dois pontos e dois da linha de três.

A final olímpica - entre Sérvia e Estados Unidos - acontece no próximo domingo (21), às 15h45 (de Brasília). Espanha e Austrália medirão forças pelo bronze, no mesmo dia, mas às 11h30.

 

Topo