! Britânica faz gol decisivo e fatura título inédito com a esposa no hóquei - 19/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Britânica faz gol decisivo e fatura título inédito com a esposa no hóquei

Do UOL, em São Paulo

O Reino Unido conquistou medalha de ouro inédita no hóquei sobre grama feminino, nesta sexta-feira (19), ao vencer a favorita e bicampeã olímpica Holanda no shoot-out - desempate a exemplo dos pênaltis no futebol, que entra em cena quando o tempo regulamentar termina sem vencedor. Na série decisiva, Helen Richardson-Walsh fez um dos gols que conduziram a equipe ao título.

E Helen Richardson-Walsh é protagonista de uma das histórias mais legais dos Jogos de 2016: ela e Kate Richardson-Walsh, sua companheira de equipe, são as primeiras mulheres casadas no papel a atuarem juntas em uma edição olímpica. 

Helen e Kate têm relacionamento desde 2008 e já competiram juntas em três outras Olimpíadas. Foi só em julho 2013, no entanto, que a rainha Elizabeth II sancionou a lei que aprovou oficialmente o casamento gay, em um projeto impulsionado pelo primeiro-ministro David Cameron, que sofreu forte pressão política e popular pelo fato acontecer em uma terra de raízes mais conservadoras. Pouco depois, em setembro, elas deram início aos trâmites para se casarem "de papel passado. 

A final olímpica contra as holandesas terminou em 3 a 3 no tempo regulamentar e, no shoot-out o Reino Unido fez 2 a 0.

No shoot-out, a atleta dispara desde o meio de campo e tem 8 segundos para finalizar. Só Richardson-Walsh e Web converteram: a primeira, dentro do shoot-out, sofreu um pênalti e não desperdiçou a oportunidade. A segunda foi a única em toda série a marcar direto.

Quatro holandesas cobraram - a última não precisou, uma vez que a partida estava decidida - e todas perderam. Além Richardson-Walsh e Web, outras três britânicas erraram suas cobranças.

Com gols de Kitty van Male e Maartje Paumen, a Holanda entrou no período final (a partida é dividida em quatro quartos) com vitória parcial de 3 a 2 - Lily Owsley e Crista Cullen haviam marcado para as britânicas. Em um pênalti córner, Nicola White deixou tudo igual. O placar não se alterou até o fim do tempo normal e levou a decisão ao shoot-out.

Mais cedo, na disputa pelo terceiro lugar, a Alemanha bateu a Nova Zelândia por 2 a 1 e ficou com o bronze.

Topo