Atletismo

COI anuncia desclassificação de 3 atletas russos de Pequim-2008 por doping

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (19) a desclassificação de três atletas da Rússia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Anastasiya Kapachinskaya, Aleksandr Pogorelov e Ivan Yushkov, todos do atletismo, foram flagrados com a mesma substância dopante: o esteroide turibanol.

Entre eles, apenas Anastasiya Kapachinskaya conquistou uma medalha em Pequim-2008. Na ocasião, a russa ficou com a prata no revezamento 4x400m. O COI determinou a desclassificação do time, além da devolução da medalha conquistada.

No caso de Pogorelov, ele terminou na quarta colocação no decatlo. Já Ivan Yushkov foi apenas o 10º colocado no arremesso de peso.

Esse não é o primeiro caso de doping nos Jogos de Pequim-2008. Na última terça-feira (16), o COI anunciou a desclassificação da russa Yulia Chermoshanskaya, que havia sido medalha de ouro no revezamento 4x100m. Ela foi flagrada com duas duas substâncias anabolizantes dopantes: estanozolol e turinabol.

Com a desclassificação do time russo do revezamento, o Brasil poderá herdar a medalha de bronze do revezamento 4x100m feminino. A equipe formada por Rosemar Coelho, Lucimar de Moura, Thaissa Presti e Rosângela Santos terminou na quarta colocação.

Topo