Vídeos

COI elimina russa de Pequim-2008 e Brasil deve herdar bronze no atletismo

Julian Finney/Getty Images
Aleksandra Fedoriva, Yuliya Chermoshanskaya, Evgeniya Polyakova e Yulia Gushchina venceram o revezamento 4x100m em Pequim-2008. Vitória foi anulada por doping de Yuliya Chermoshanskaya imagem: Julian Finney/Getty Images

Do UOL, em São paulo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (16) que a russa Yulia Chermoshanskaya foi desclassificada das provas disputadas em Pequim-2008. A contraprova da atleta deu positivo para duas substâncias anabolizantes dopantes: estanozolol e turinabol.

Além do anúncio da desclassificação, o COI solicitou à Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) que os resultados das provas disputadas por ela sejam alterados. Na ocasião, Yulia participou dos 200m rasos, terminando em oitavo, e do revezamento 4x100m, quando conquistou o ouro.

Caso a solicitação seja atendida, o Brasil poderá herdar a medalha de bronze do revezamento 4x100m feminino. A equipe formada por Rosemar Coelho, Lucimar de Moura, Thaissa Presti e Rosângela Santos terminou na quarta colocação.

No início de junho, a Confederação Brasileira de Atletismo enviou um pedido ao Comitê Olímpico Brasileiro para que as acusações de doping nos Jogos de Pequim-2008 fossem analisadas. Além do caso envolvendo Yulia Chermoshanskaya, no masculino, parte do time jamaicano do revezamento 4x100m também foi flagrado no doping, podendo render um bronze ao Brasil.

Além do pedido de alteração dos resultados, o COI solicitou que sejam devolvidas as medalhas, os diplomas e os broches olímpicos recebidos por Yulia Chermoshanskaya e suas companheiras nas citadas provas.

Topo