! Murray confirma favoritismo, bate japonês e está na final da Rio-2016 - 13/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Murray confirma favoritismo, bate japonês e está na final da Rio-2016

Mauricio Stycer

do UOL, no Rio de Janeiro

Ao contrário das duas últimas partidas - contra Fognini e Johnson -, Andy Murray não sofreu sustos na tarde deste sábado. Com mais um primeiro set muito bom no torneio, o britânico confirmou o favoritismo contra o japonês Kei Nishikori, venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, e, mais uma vez, estará em uma final olímpica.

Murray é o atual campeão olímpico. Jogando em casa, Londres-2012, o britânico fez a final da última edição da Olimpíada contra Roger Federer, vencendo por 3 sets a 0. Ele pode se tornar o primeiro tenista a ganhar o ouro duas vezes seguidas em simples. 

"Não é, obviamente, uma coisa fácil de fazer. E é por isso que nunca foi feita antes. Vou dar o meu melhor. Estou feliz por ter garantido uma medalha, mas o meu objetivo é, obviamente, a medalha de ouro", disse. 
 
O japonês creditou o resultado negativo à falta de concentração. Ele espera se recuperar na disputa pelo bronze. 

"Errei muito, e não estava bem concentrado. Agora tenho que descansar para ver se consigo me concentrar para amanhã (domingo). Vai ser uma experiência nova para mim jogar (pelo bronze) no dia seguinte de uma derrota", lamentou Nishikori.

Agora, Murray aguarda o vencedor da outra semifinal, que será disputada entre o espanhol Rafael Nadal, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci, e o argentino Juan Martín Del Potro. Quem perder fará a disputa do bronze contra Nishikori. As duas partidas serão realizadas no próximo domingo (14).

 KEVIN LAMARQUE/REUTERS
imagem: KEVIN LAMARQUE/REUTERS

MURRAY E SEU COMEÇO ARRASADOR

Como tem sido padrão na Olimpíada, Murray não deu chances ao seu adversário no primeiro set. Com muita confiança, o britânico colocou Nishikori para correr e venceu a primeira parcial com muita tranquilidade.

Após trocar os três primeiros games, Murray quebrou o serviço do japonês na quarta e sexta parcial para fechar o set tranquilamente com uma 6/1 no placar.

"VAI, JAPONÊS"

Com gritos de "vai, japonês", a torcida brasileira bem que tentou empurrar Nishikori, mas o número sete do ranking mundial perdeu a concentração após perder o primeiro set. Com muitos erros, proporcionou uma quebra fácil de serviço ao britânico, ficando em situação complicada com um 3/1 no placar.

Murray, com uma tranquilidade acima do comum, ainda mais com um adversário mais bem ranqueado que seus últimos, só precisou trocar games com Nishikori, que até tentou complicar no final - mas sem sucesso -, para fechar o set em 6/4 e carimbar sua vaga na decisão olímpica.

Topo