! Micale revela telefonema de Felipão e diz que está mais leve após vitória - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Micale revela telefonema de Felipão e diz que está mais leve após vitória

Dassler Marques e Vinicius Castro

Do UOL, em Salvador

Rogério Micale recebeu não apenas a companhia de Tite, presente com a seleção olímpica nos últimos dois dias, mas um telefonema surpreendente. Luiz Felipe Scolari, segundo o treinador do Brasil sub-23, também deu seu apoio para a vitória por 4 a 0 sobre a Dinamarca que levou o time às quartas de final. 

Em entrevista coletiva, além de agradecer os apoios, Micale voltou a sorrir e assumiu estar mais leve. Com camisa amarela e muitos agradecimentos ao povo baiano pelo apoio na Fonte Nova, também explicou as mudanças na seleção brasileira que havia empatado contra África do Sul e Iraque. 

"Ele me desejou sorte, disse que confiava e que acompanhava o trabalho à distância. Um treinador com a experiência que ele tem...foi uma grande honra receber uma mensagem dele, de se preocupar com essa situação estando na China. Isso demonstra não só o grande treinador que é, mas o grande homem. Ele sabe os momentos que estávamos vivendo pelos dois empates e quis nos fortalecer. Agradeço muito porque, como falei anteriormente, é uma grande honra ter pessoas como Felipão, Tite e Dunga, pessoas que temos grande admiração no trabalho", declarou Micale. 

"A presença do professor Tite é sempre importante. Principalmente em relação ao relacionamento que tenho com ele hoje. A experiência de vida, de vivenciar o futebol e sempre ter a oportunidade de estar conversando, falando dos momentos bons e ruins, a experiência é sempre bem-vinda no nosso meio. Toda vez que tiver a oportunidade, será sempre bem-vindo. Acredito que, se ele não tiver compromisso, possa estar com a gente (em São Paulo, nas quartas de final). Essa junção, o suporte da comissão do profissional com a gente, é sempre muito importante. Não tenho nenhum tipo de problema em relação a isso, quero sempre o Tite junto", acrescentou. 

Mas, claro, foi a vitória e a classificação que deixaram o treinador mais satisfeito. "Estou mais leve. Foi uma grande atuação da equipe, que tentou a todo momento buscar o gol. Tivemos um bom número de posse de bola. 71% no jogo anterior e 70% nesse. Com essa posse de bola, nos aproximamos de fazer o gol, de ganhar o jogo, e hoje a torcida nos empurrou, nos abraçou como em Brasília, e lá infelizmente a bola não estava entrando. Estou feliz hoje. Como vim anteriormente triste, hoje estou feliz, mas é só um passo. Mantemos ainda a tranquilidade, porque o objetivo maior está por vir", declarou Micale. 

Confira mais respostas do treinador da seleção brasileira

MUDANÇAS NA EQUIPE
Treinamos essa variação na Granja. É um 4-2-4 em alguns momentos, porque se transforma invariavelmente em 4-2-3-1. Eles tinham um lado direito muito forte, onde o jogador deles dava amplitude ao campo, e o Gabriel Jesus tem essa condição de acompanhar o jogador e voltar nas costas dele para fazer superioridade numérica. O Neymar, como vinha sendo muito marcado nos dois jogos anteriores no posicionamento de origem do Barcelona, tentamos sair dessa situação, porque os adversários já estão prevendo isso e para permitir rotatividade do ataque.

A entrada do Luan foi porque ele tem costume de fazer muito bem essa função no Grêmio (como atacante e meia ao mesmo tempo). Tentamos ali fazer a situação de frente, colocar um bloqueio, uma linha de quatro na linha de quatro deles. E o Walace dá essa condição porque tivemos um volante lado a lado, o que foi diferente do esquema anterior que era um tripé. As coisas correram bem, a bola entrou e nos trouxe uma tranquilidade para desenvolver o jogo. 

GRAMADO MELHOR NA BAHIA
Ajuda muito, até porque a gente faz um jogo posicional, de apoio, onde se você conseguir tocar a bola de primeiro, consegue envolver as linhas com mais facilidade. Se não consegue imprimir de primeira, dá dois toques na bola e perde o tempo contra equipes com linhas próximas. Colocamos uma linha de quatro na frente para sobrepor a defesa adversária e as bolas começaram a entrar entre essas linhas. A bola entrou, nos trouxe tranquilidade e o jogo desenvolveu de uma forma boa.

ACHOU O TIME PARA A SEQUÊNCIA?
Foi uma grande partida, né? A equipe teve uma postura muito boa, nos achamos dentro desse jogo, mas se analisarmos friamente como sempre abro o debate, usamos esse mesmo modelo em dois jogos anteriores e as coisas não encaixaram. Temos que ter muita tranquilidade, e isso nos traz confiança grande um jogo como esse. A equipe nunca se entregou, sempre lutou muito. Não posso falar em relação à disposição, porque tentaram muito, mas hoje vamos refletir depois. Foi um grande jogo e nos dá uma nova opção que treinamos. Treinamos essa variação na Granja e hoje funcionou.

COMO LIDAR COM ALTOS E BAIXOS
Estou aprendendo a lidar com essa situação. Penso que, assim como não podemos nos empolgar muito, podemos saborear. Mas como vim outro dia triste, estou feliz. Mas não pode mudar nossa forma de pensar e fazer o futebol. Fizemos uma avaliação fria, as coisas hoje funcionaram, a bola entrou e trouxe uma tranquilidade e a gente desenvolveu um futebol vistoso. Temos que ter muita tranquilidade para passar nesses momentos.

APOIO DA TORCIDA
A nossa equipe precisa do que aconteceu, desse calor do povo baiano. O que aconteceu foi espetacular. É uma equipe jovem e que com apoio cresce muito. Isso que esperamos do torcedor paulista, que nos abrace, porque essa equipe com a disposição e torcida jogando junto, vamos continuar sonhando com essa medalha.

SENTIMENTO COMO BAIANO
Indescritível o sentimento porque volto à minha cidade. Tenho ótimas recordações daqui e conseguimos um jogo como esse aqui...dava para jogar todos do Brasil aqui. Mas não é só o baiano, o povo brasileiro de forma geral é caloroso. Tivemos uma grande recepção em Brasília, que nos abraçou, mas aqui é diferente. Estou na minha terra e o sentimento aflora. Estou muito feliz com esse sentimento e gostaria de agradecer o baiano por nos impulsionar nessa vitória.

Topo