Relatos das provas

Toldo cai para italiano e lamenta: "Triste por sair com peito vazio"

REUTERS/Issei Kato

Antoine Morel

Do UOL, no Rio de Janeiro

Após eliminar o campeão mundial, o brasileiro Guilherme Toldo acabou derrotado nas quartas de final do florete individual masculino neste domingo (07), nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na Arena Carioca 3, ele foi derrotado pelo italiano Daniele Garozzo por 15 toques a 8.

Apesar de não render medalha, este é o melhor resultado do Brasil nos torneios masculinos em Jogos Olímpicos. Toldo teve um domingo muito especial, no qual eliminou o campeão mundial Yuki Ota e surpreendeu ao chegar entre os oito melhores da categoria.

O duelo com o italiano foi curto, terminando ainda no primeiro período. O brasileiro de 23 anos começou na frente de Garozzo, vice-campeão europeu no ano passado, mas acabou levando a virada e vendo sua desvantagem aumentar cada vez mais. Na semifinal Garozzo encara o russo Timur Safin.

Satisfação e tristeza

Cair nas quartas de final deixou Guilherme Toldo com sentimento “bem dividido”. Ele concorda que fez uma boa competição, mas deixa o torneio individual sem conquistar o que gostaria.

“Consegui fazer coisas legais, joguei bem e tal. Mas voltar de peito vazio… Não fico decepcionado, fico triste”, admite, sem tirar o brilho de seu feito. “Fico contente também por jogar como eu queria. Agora a gente só pensa no último combate. Depois vou me sentir orgulhoso do que fiz”, completa.

Torcida desanima com desvantagem

Fazendo muito barulho no início do duelo, a torcida brasileira foi desanimando à medida que Toldo ficava cada vez mais longe da classificação. Mas a derrota não impediu que os torcedores mostrassem amplo repertório, cantando o tradicional “Brasil, Brasil” e usando o mesmo ritmo para “Toldo, Toldo”. No momento de maior criatividade, a Arena Carioca 3 se empolgou com “vamos ganhar, Toldo”.

O apoio foi ouvido pelo esgrimista, que agradeceu o carinho. “Nunca competi assim. Nem em Londres tinha sido tão quente assim”, comparou o brasileiro após o duelo. Nos Jogos de 2012 ele caiu na segunda rodada.

Toldo venceu campeão mundial

Após estrear na Rio-2016 com vitória sobre o austríaco Rene Pranz, Toldo eliminou o campeão mundial Yuki Ota na segunda fase. Ele ainda venceu Ka Long Cheung, de Hong Kong antes de chegar nas quartas de final. Desta forma, ele deixa os Jogos Olímpicos com saldo de três vitórias e uma derrota.

Nova chance em equipes

Apesar da derrota, Toldo ainda volta a esgrimar na Rio-2016 na disputa por equipes. Ao lado de Ghislain Perrier e Henrique Marques, ele tem disputa duríssima com a Itália de Daniele Garozzo, que tem ainda Giorgio Avola e o campeão europeu Andrea Cassara. Os duelos serão na mesma Arena Carioca 3, a partir das 9 horas de sexta-feira (12).

Topo